Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reforma no estatuto (exclusivo)

Conselho Deliberativo da ABCS realiza sessão extraordinária nesta terça-feira (28) para reformular o seu estatuto, vigente desde 1992.

Redação SI 28/01/2003 – Membros do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) solicitaram uma sessão extraordinária nesta terça-feira (28), em Brasília, para definir a reforma do estatuto da entidade. Entre as principais reformas está a ampliação da permanência do presidente por mais de duas gestões (quatro anos). De acordo com Walmir Costa, da ABCS, há três sugestões para esta proposta:

1 – que o presidente possa permanecer no cargo por até três gestões (de dois anos cada).

2 – que a gestão da presidência passe a ser de três anos.
3 – que a gestão do presidente seja ilimitada.

Com isto, existem mais de 90% de chances de José Adão Braun, continuar à frente da ABCS, já que o seu segundo mandato consecutivo termina agora em abril. “Pelo estatuto de 1992, o presidente pode ter uma eleição e só uma reeleição, ou seja, ficar quatro anos no cargo”, explica Braun.

Os representantes das associações estaduais de suinocultores parecem não deixar que Braun se desligue da entidade tão cedo. “Isto para mim demonstra o reconhecimento e a confiança do meu trabalho junto à ABCS”, diz.

Outras reformulações, como a queda da obrigatoriedade de um presidente de associação ser suinocultor da ativa, dando oportunidade a técnicos e a veterinários ligados ao setor em concorrer às eleições, também deverão ser votadas.