Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Restrições ambientais à suinocultura

<p>Pesquisador Airton Kunz irá apresentar uma visão global do que os principais países produtores e importadores de carne suína discutem e exigem hoje em relação ao meio ambiente.</p>

Redação SI (11/10/2007) – O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, irá apresentar uma visão global sobre as restrições ambientais à suinocultura. A sua palestra será no dia 19 de outubro dentro do Congresso da Abraves. A atividade é considerada de alto potencial poluidor e vem passando por transformações ou restrições no mundo todo para que consiga reduzir o seu impacto ambiental. Um exemplo são os créditos de carbono obtidos a partir do processo de biodigestão certificado dos dejetos suínos, os quais estão virando commodities internacionais.

“O dr. Airton vai apresentar o que países como a Europa, Estados Unidos e Japão estão discutindo e passarão a exigir, assim como possíveis soluções que tenham encontrado nesta questão”, explica a coordenadora da Comissão Científica do Congresso, Jalusa Deon Kich.

Airton Kunz tem experiência no assunto. Ele atua com pesquisas na área de meio ambiente, participando também do Labex, que é o laboratório virtual da Embrapa no Exterior, na busca por soluções tecnológicas para as questões ambientais. Kunz também tem viajado a países com importância na produção de suínos, como a Dinamarca, para conhecer projetos ligados ao tema. “É uma pessoa que está muito envolvida no assunto e poderá oferecer uma visão global e enriquecedora”, afirma Jalusa.