Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Reunião discute gestão de resíduos sólidos em instituições públicas de ensino superior

As instituições participantes vão discutir o andamento dos grupos de trabalho temáticos (GTTs).

Reunião discute gestão de resíduos sólidos em instituições públicas de ensino superior

Acontece nesta quinta-feira a segunda reunião bimestral de acompanhamento dos resultados do I Fórum sobre Adequações à Política Nacional de Resíduos Sólidos em Instituições Públicas de Ensino Superior de Pernambuco (I Fogere). O encontro acontece às 9h, na Universidade de Pernambuco (UPE).

A iniciativa, pioneira no Estado, busca a integração das instituições participantes na elaboração de Planos de Gestão de Resíduos Sólidos (PGRS) em seus campi. Dentre as ações recentes realizadas na UFPE, a diretora de Gestão Ambiental (DGA) da Prefeitura da Cidade Universitária (PCU), Fátima Xavier, destaca o I Treinamento de Gerenciamento de Resíduos em Laboratórios / Manipulação de Resíduos Químicos e a remoção de 30 toneladas de passivos químicos do Campus Recife.

Participam da reunião, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), UPE, Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpqAM), além da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).

As instituições participantes vão discutir o andamento dos grupos de trabalho temáticos (GTTs) criados no fórum, em julho, para implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010). Os oito grupos de trabalho temáticos, criados para tratar questões específicas da gestão de resíduos, são os seguintes: resíduos perigosos: químicos e biológicos; resíduos sólidos recicláveis: coleta seletiva; resíduos da construção civil; resíduos eletroeletrônicos e de mobiliário; resíduos orgânicos e biomassa residual; águas residuárias; programa de educação ambiental; e programa de gerenciamento – estruturas físicas e administrativas.

No ano passado, o I Fogere teve como resultado a assinatura de uma Carta de Adesão a Grupos de Trabalhos Temáticos – Resíduos Sólidos entre as principais instituições públicas de ensino superior do estado de Pernambuco, além de órgãos fiscalizadores como a CPRH e o Ministério Público. Depois da terceira reunião de acompanhamento, em fevereiro de 2014, haverá novo fórum, em abril de 2014, para consolidar as propostas dos GTTs.