A colheita do milho e da soja da safra paranaense enfrenta problemas. A falta de uma política de comercialização da safra preocupa os produtores. Para o senador Osmar Dias (PDT), o governo precisa ajudar o produtor, ou com o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) ou com o Programa de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), entre outros. “Vamos cobrar uma ação efetiva, não dá pra repetir o erro do trigo [onde produtores ficaram sem preço mínimo, gerando prejuízos”.
Venda- Dias pede cautela na venda da safra de grãos, que será recorde no Paraná. “É preciso que o produtor tenha uma orientação da sua cooperativa, sou cooperado e sei disso, de se fazer uma venda escalonada e pegar uma média de preço que seja compensadora”.
Osmar Dias participa do Show Rural Coopavel. Em coletiva, ele destacou o trabalho de Dilvo Grolli, diretor presidente da Coopavel, na organização do evento.
O Show Rural destaca-se pela difusão tecnológica dentro da América Latina. Em sua 22o edição, a feira segue até sexta feira (12/02), em Cascavel (PR).