A União Brasileira de Avicultura (Ubabef), em parceria com a Associação Latino-Americana de Avicultura (ALA), promove no Rio de Janeiro (RJ), a partir de hoje e até o dia 30 de junho, o Seminário Internacional sobre Prevenção e Controle de Salmonela na Cadeia Avícola.
Estão sendo aguardados no evento representantes do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária e do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar, ambos da Argentina; da Organização Mundial de Sanidade Animal
(OIE); do Organismo Internacional Regional de Sanidade Agropecuária (OIRSA); do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA); e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Estão confirmadas ainda as presenças
da Anvisa, Fiocruz, Ministério da Agricultura e de pesquisadores de universidades do Brasil, da Bélgica e da Itália.
Durante o seminário, que tem o apoio da OIE, ORSA, OPAS e FAO, serão discutidos temas ligados à qualidade e sanidade de alimentos, com destaque para questões relevantes em relação à salmonela em uma visão ampla, debatendo suas implicações para as áreas de saúde animal, saúde pública e de produção.
Estudos bacteriológicos das Salmonelas aviárias, conclusões do grupo Ad Hoc da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) sobre prevenção e controle do patógeno, vacinas, premissas de monitoramento, serão alguns dos temas a serem abordados.
Segundo o Presidente Executivo da Ubabef, Francisco Turra, o encontro por sua alta qualidade técnica oferecerá a oportunidade para uma abordagem específica dos vários campos que englobam a prevenção à salmonelose. “A expectativa é a de que o encontro tenha como resultado a disseminação de premissas padronizadoras no trabalho efetivado nos vários elos da cadeia produtiva”, afirma Turra.
O evento acontece das 9h às 18h no Rio Othon Palace Hotel. As informações são da assessoria de imprensa da União Brasileira de Avicultura.