Da Redação 03/08/2005 – O Programa Mundial de Sustento e Abastecimento das Nações Unidas (WFP) e a Kemin Industries formaram uma aliança para ajudar a melhorar a durabilidade e proteger a segurança microbiológica dos alimentos commodities distribuídos no mundo pela agência internacional. A Kemin vai trabalhar com WFP por meio de uma base pro bono, que durante dois anos dará assistência técnica e irá periciar o desenvolvimento de programas para avaliação dos alimentos commodities usados pela agência como auxílio, para assegurá-los contra a deterioração, a contaminação por bactéria e a perda vital de nutrientes.
A Kemin e a WFP, a maior agência mundial de auxílio ao abastecimento de alimentos, assinaram uma carta de entendimento na sede geral da agência em Roma, na Itália, no dia 9 de junho, reconhecendo a especialidade da Kemin em avaliar a durabilidade dos alimentos commodities usados em ajudas emergênciais. A fome aflige um número estimado de 850 milhões de pessoas nos países em desenvolvimento.
Prolongar a validade dos alimentos commodites da WFP é crítico, devido à necessidade de espera por inventários, assim como proteger a qualidade e assegurar a não contaminação enquanto transportados a países atingidos por desastres naturais e condições climáticas difíceis. “Nós enviamos alimentos para algumas das regiões mais retiradas e inacessíveis do mundo”, diz James Morris, diretor executivo da WFP. “Prolongar a durabilidade desses alimentos e mantê-los seguros para o consumo àqueles que precisam desesperadamente é crucial. Isto pode significar a diferença entre a vida e a morte para milhões de pessoas”. A Kemin também concordou em ministrar treinamentos para a equipe da WFP no campo, quando necessário, sobre aspectos técnicos do prazo de validade de alimentos.
O que é o programa?
O Programa Mundial de Sustento e Abastecimento foi criado em 1961 pelas Nações Unidas para tentar reduzir os problemas com a fome no mundo, gerenciando auxílios emergências para refugiados e vítimas de desastres naturais. Em 2004, o programa enviou alimentos para 80 países, atendendo a 113 milhões de pessoas.
No início deste ano, em uma de suas mais complexas operações, a WFP deu assistência emergencial enviando alimentos a 1,75 milhão de sobreviventes do tsunami (onda gigante) – que devastou os países da costa do Oceano Índico -, ajudando a previnir a fome generalizada e a subnutrição no seu decorrer.
A Kemin Industries está localizada em Des Moines, estado de Iowa, nos EUA. É uma empresa especializada na produção de ingredientes nutricionais para companhias de suplementos de todo o mundo. A Kemin também dá suporte financeiro para encorajar e ajudar avanços sobre a qualidade e a disponibilidade de alimentos, incluindo o Prêmio Mundial de Alimento (World Food Prize).