[quotes_menu]

Seminários: fontes de conhecimentos técnicos

A Gessulli Agribusiness trouxe quatro seminários este ano para atender aos públicos de suínos, aves, postura e marketing rural.

Redação AI (Edição 1112/2003) – O II Seminário Internacional sobre Produção, Mercado e Qualidade da 

Um dos debates durante o segundo Seminário Internacional sobre Produção, Mercado e Qualidade da Carne de Suínos

Carne de Suínos contou com a participação de 298 pessoas e 13 temas apresentados por especialistas nacionais e internacionais. O evento foi realizado nos dias 13 (integral) e 14 (período da manhã). A coordenação técnica do temário deste ano ficou sob a responsabilidade da parceria entre os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Silveira e Cícero Monticelli, e a consultora autônoma Maria Nazaré Lisboa. De acordo com a preferência do público (35%), a palestra Estimativas da Produção Nacional de Suínos, apresentada pelo pesquisa dor do Instituto Cepa/SC, Jurandi Soares Machado, foi eleita a melhor deste seminário. Machado apresentou o resultado de 15 meses entre pesquisas e levantamento de dados para atualizar as estatísticas da suinocultura brasileira. Em seu estudo, o pesquisador descobriu que entre o plantel suíno tecnificado do País estão matrizes que produzem, em média, 18 terminados ao ano. O pesquisador também revelou que a produção de carne suína brasileira este ano deverá ser 3,7% menor que a do ano passado, reduzindo o volume de 2,9 milhões de toneladas para 2,7 milhões. (Veja mais detalhes sobre o Seminário de Suínos na revista Suinocultura Industrial com a cobertura da AveSui 2003)

Postura

Público específico no seminário que tratou de questões empresariais da granja de postura

A Gessulli Agribusiness trouxe, atendendo a inúmeros pedidos, o I Seminário de Gestão e Marketing na Postura Comercial. Um evento dirigido às questões empresariais e de tendências do negócio do ovo. O seminário teve a coordenação técnica dos veterinários Inaldo Sales Patrício e Nilce Maria S. Gama. O temário foi apresentado durante a manhã do dia 14, com cinco palestras. Apontada como a melhor apresentação, com 52% dos votos dos 95 participantes, a palestra Gestão da Granja de Postura

Coordenadores e palestrantes do Seminário de Postura Comercial: Inaldo Sales Patrício, Alberto Bernardino, Estelamara  Ferreira, Diogo Ito, Nilce Gama, Benedito Lemos, Rui Vargas e Mauro Lopes

ministrada pelo veterinário e professor da Universidade Federal de Lavras (MG), Benedito Lemos de Oliveira, destacou os pontos principais para uma boa gestão do negócio de ovos comerciais como perfil do gerente, capacitação da equipe, aves de qualidade, logística do negócio, planejamento estratégico dos plantéis, boa relação custo/produto, informação sobre o mercado, qualidade do produto e presença administrativa. Os outros temas apresentados neste seminário foram: Marketing do Ovo (por Diogo Ito), Fatores de Sucesso no Associativismo (por Estelamara Moreira Ferreira), Tendência de Mercado do Ovo (por Mauro Lopes) e Normatização para Ovos Especiais (por Rui Eduardo Saldanha Vargas – Dipoa).

Aves

Participantes do segundo Seminário Internacional de Qualidade da Carne de Aves

O II Seminário Internacional sobre Industrialização e Qualidade da Carne de Aves, realizado em parceria entre a Gessulli Agribusiness, União Brasileira de Avicultura (UBA) e Associação Brasileira de Exportadores de Frango (Abef), recebeu 181 participantes para os seus oito temas, apresentad os nas manhãs dos dias 15 e 16 de maio. A palestra do diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Rui Vargas, foi eleita a melhor por

Ariel Antonio Mendes, coordenador técnico do seminário, Zoé Silveira d`Ávila, presidente da UBA, Luiz Henrique da Silveira, governador de Santa Catarina e Moacir Sopelsa, secretário estadual de Agricultura, em participação especial no seminário de aves, e Andrea Gessulli

42% da audiência. Vargas falou sobre Critérios na Inspeção de Carnes de Aves. Um assunto muito atual e bastante discutido entre o setor.

(Acompanhe os principais detalhes desta e das outras palestras apresentadas no Seminário de Aves nas próximas edições da revista Avicultura Industrial)

Marketing para o Agronegócio

Inovando mais uma vez, a Gessulli Agribusiness criou, junto à Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR), o primeiro Workshop de Marketing para o Agronegócio. Nivaldo Carlucci, presidente da ABMR, falou sobre o Marketing do Agronegócio;

Profissionais de marketing de 93 empresas debateram sobre o uso estratégico da ferramenta para alavancar as marcas e os produtos do agronegócio brasileiro

Rosangela Catroppa (da Basf S/A) apresentou Uma Visão Estratégica para Aplicação dos Recursos de Marketing; André Luiz Locateli, da Nelore Natural, apresentou a experiência Carne Nelore Natural: da Commodities para a Marca e ganhou a preferência de 42% do público como melhor apresentação; Simone Rodrigues, publicitária e sócia-proprietária da Agência Saviezza, falou Como se Destacar Através da Comunicação e o jornalista e editor do jornal AgriMídia (novo veículo da Gessulli Agribusiness), Bruno Blecher, apresentou o produto e a sua proposta de jornalismo para o agribusiness.