As relações entre as safras de soja e milho e a suinocultura são o tema da palestra “Mercado de grãos e carne suína: perspectivas e cenários mundiais e nacionais” do secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Seneri Paludo, no 1º painel do XVI Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (SNDS), que ocorre entre 1 e 3 de julho, no Hotel Vila Galé Cumbuco, no Ceará.
Na palestra, o secretário pretende abordar sobre o cenário atual do mercado brasileiro de grãos e sobre a necessidade da construção de uma nova política agrícola, que inclui mudança no modelo de crédito agrícola, aperfeiçoamento dos títulos do agronegócio e nova regulamentação para a distribuição dos recursos do seguro rural, entre outros.
“Os fatores que levaram o agronegócio chegar até aqui como líder não serão os mesmos que irão impulsionar o setor nos próximos 20 anos. Tivemos um desenvolvimento pautado na demanda chinesa e de outros países. Se quisermos avançar, precisaremos fazer a lição de casa dentro e fora da porteira. Este é o momento em que se deve voltar cada vez mais para a inovação, para a integração da agropecuária (ILPF)”, pontua.
Seneri é referência no mercado agropecuário brasileiro por seus trabalhos no departamento agrícola da BM&F, no Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), entre outros, que o levaram ao cargo de secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2014.
“Creio que temos que ser otimistas, de uma maneira geral. É bom lembrarmos que produtos agropecuários sofrem muito menos que outros por conta de uma demanda crescente no mercado interno e externo. Temos uma grande oportunidade, que é a transformação da proteína vegetal em proteína animal, como a suína”, cita.
Programação
Com o tema “ABCS, há 60 anos associando sonhos e construindo o futuro”, o tradicional evento vai reunir as principais lideranças da suinocultura brasileira para apresentar conteúdo de alta qualidade, fomentar o diálogo entre os elos do setor e contribuir para fortalecimento da atividade no Brasil.
A programação irá abordar “O Desafio da Adaptabilidade: A Suinocultura no Mundo Competitivo e Sustentável”, na manhã da quinta-feira, dia 2 de julho, no Painel 1, o objetivo é discutir ideias e soluções para os principais gargalos da cadeia como mola propulsora na conquista da sustentabilidade e da competitividade da atividade.
O suinocultor brasileiro vem se posicionando no cenário atual como empresário e empreendedor, com foco no negócio e direção estratégica, baseado nessa definição, o evento traz o Painel 2, intitulado de “Atitudes Empreendedoras: Um diferencial no mercado contemporâneo”, na tarde de quinta-feira, dia 2.
Local
Para discutir todos esses assuntos a organização selecionou o resort dos sonhos, o Hotel Vila Galé Cumbuco, nas paradisíacas dunas da Costa dos Ventos. Localizado a apenas 33 Km do centro de Fortaleza, implantado num terreno de 100.000 m², na linda Praia de Cumbuco.
Inscrições abertas
Restam poucas vagas para o principal evento de lideranças da suinocultura. Para garantir sua inscrição, entre em contato com a sede da ABCS em Brasília pelo telefone (61) 3030-3200 ou [email protected]. Para mais informações de programação, pacotes promocionais, acesse o site: www.snds2015.com.br
SERVIÇOS
XVI SNDS – Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura
Data: 1 e 3 de julho
Local: Hotel Vila Galé Cumbuco – Fortaleza/CE
Mais informações: www.snds2015.com.br