Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Simpósio discute gripe A

<p>Simpósio em Salvador (BA) vai detalhar Plano de Contingência para a Influenza A.</p>

A criação do primeiro plano de contingência para o enfrentamento da Influenza A no Brasil pelo estado da Bahia deverá ser um dos grandes destaques das discussões do II Simpósio Regional da Avicultura e Suinocultura e II Encontro de Agroindústrias Avícolas e Suinícolas da Bahia, eventos assinados pela Associação Baiana de Avicultura (ABA) e Associação Baiana de Suinocultura (ABS), que acontecem simultaneamente de 02 a 04 de setembro próximos, no Hotel Pestana, em Salvador.

O painel “O plano de contingência da Bahia para combate à gripe H1N1” será proferido no dia 3 de setembro, às 17h30, pela fiscal estadual de agropecuária da Adab, Maria Tereza Mascarenhas, e terá como público-alvo produtores e técnicos da suinocultura. Criado pela Adab em parceria com os suinocultores, representados pela ABS, o plano inclui capacitação dos técnicos das 15 coordenadorias da Adab, georreferenciamento de todas as granjas de suínos do estado, além de diversas táticas para afastar o risco de contaminação do rebanho baiano, estimado em dois milhões de cabeças, segundos dados do IBGE (2006).

“Saber que temos uma estratégia e estamos aparelhados para enfrentar essa doença é um fator de tranqüilidade para o produtor, para o mercado e para o consumidor. É sempre importante lembrar que o grande risco é de os suínos contraírem a doença dos humanos, e não o contrário”, ressaltou o coordenador executivo do Simpósio, Guilherme Vieira.