Após o sucesso do Simprotec Carnes 2008 realizado em Londrina (PR) durante a Rural Tecnoshow na Sociedade Rural de Londrina, com público de mais de 350 inscritos, a Comissão Organizadora composta pelos técnicos da empresa Techfoods Consultoria em Alimentos e docentes da Universidade Estadual de Londrina, lança oficialmente o Simprotec Carnes 2009, na intenção de tornar melhor e mais dinâmico um evento que já nasceu com sucesso. Novas propostas de trabalho e estrutura inovadora serão formatadas aos participantes e aos parceiros.
O objetivo do Simprotec Carnes continua sendo o de proporcionar à cadeia produtiva da carne a troca de experiências, informações e também possibilitar mudanças que venham a contribuir com o desenvolvimento do setor agroindustrial da carne. Muitos são os motivos que nos levam a organizar um evento de tal importância, seja pela pesquisa ou pela extensão. Estreitar as relações entre indústrias e as instituições de ensino superior é o fundamento principal deste encontro permitindo desta forma um trabalho mais sincronizado e focado nos avanços e assim colaborando na preparação de forma mais efetiva e aplicada da mão de obra tornando-a apta a corresponder aos anseios do setor agroindustrial da carne.
Segundo informações lançadas sobre o mercado de carnes, se as previsões do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estiverem corretas e as atuais turbulências da economia não atrapalharem, em 2009 os brasileiros deverão consumir, em média, 90,3 kg per capita das quatro principais carnes – bovina, suína, de frango e de peru. O consumo previsto corresponde a um adicional de 13,4 kg per capita (ou quase 17,5% a mais) que o estimado para 2003. A maior parte dessa expansão (58% do volume adicional, ou 7,8 kg) deve ser garantida pela carne de frango, cujo consumo per capita em 2009 deve chegar aos 39 kg, quantidade que representa expansão de 25% sobre 2003 e mantém o produto (pelo terceiro ano consecutivo) como a principal carne consumida pelos brasileiros.
No acréscimo previsto, a contribuição da carne bovina será de 3,1 kg, volume 9% maior que o consumido em 2003, vindo a seguir a carne suína, com expansão de cerca de 17,0%, o que significa adicional de 1,8 kg. De toda forma, o maior índice de expansão vem de outra carne avícola, a de peru, cujo consumo continua pouco significativo, de cerca de 1,5 kg per capita em 2008. Se no ano de 2009 houver um consumo per capita de 1,6 kg, como prevê o USDA, a expansão de consumo da carne de peru será de mais de 77%.
Serviço
Simprotec Carnes 2009
Data: 30 de setembro e 01 de outubro 2009
Local: Parques Governador Ney Braga – Londrina (PR)
Realização: Techfoods Consultoria e Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Informações: www.techfoods.com.br