A Feira Agropecuária SPACE 2015 realizou-se no centro de exposições de RENNES de 15 a 18 de setembro com a participação de 106.226 visitantes, incluindo 15.042 visitantes internacionais de 125 países (118 em 2014) chegando em sua vigésima nona edição. Houve uma pequena diminuição de publico com participação de menos visitantes franceses, contudo essa diminuição foi mais do que compensada pelo aumento significativo no número de visitantes internacionais (até 13% em relação a 2014). Grandes delegações da Argélia, China, Egito, Irã, Índia, Marrocos dentre outros lugares ao redor do globo firmemente estabeleceram a SPACE como um “Planeta Agropecuário “.
No que diz respeito aos expositores, os recordes de 2014 foram quebrados novamente: 1.449 expositores de 38 países participaram (foram 1.428 em 2014), incluindo 200 novas empresas. O número de expositores estrangeiros foi substancialmente maior com 494 empresas presentes ( 458 em 2014) ou 34% de todos os expositores. Também havia mais espaço de exposição: 69.500 m ² de área (576 m ² a mais do que em 2014 e 1.076 m ² mais do que em 2013) e uma área bruta total de 116.500 m ².
Apesar de um contexto inesperadamente tenso na abertura, a SPACE 2015 correu normalmente e terminou positivamente, graças à determinação e solidariedade dos organizadores e participantes. O forte envolvimento dos expositores e a alta qualidade dos stands prova que a SPACE é de importância estratégica para o futuro e graças ao número e qualidade de contatos encontrados aqui. Produtores ainda tem muitos projetos e eles continuam a modernizar suas fazendas de inúmeras maneiras. A SPACE permite que cada um, de seus expositores e produtores, conheçam-se em uma atmosfera amigável para encontrar perspectivas comuns para o futuro da produção agropecuária.
A Exposição de 2015 também foi marcado pelo Prêmio Innov’Space, com 48 vencedores, incluindo cinco prêmios especiais. No 20º aniversário de celebração do Prêmio Innov’Space, as empresas que tinham ganho mais vezes foram agraciados com uma distinção exclusiva. Eles elogiaram o valor do prêmio, que é uma marca de reconhecimento das equipes de pesquisa que se esforçam para encontrar novas soluções para os agricultores e reconhecimento da desta profissão.
O sucesso do Espaço Vila da Pesquisa e do Desenvolvimento teve o tema “Minha fazenda conectada – desempenho na ponta dos meus dedos” mostrou que os visitantes e criadores de maneira geral, estão procurando ferramentas inovadoras e eficazes para melhorar o desempenho de suas fazendas , do bem-estar animal e das condições de trabalho.
Em quatro dias, pesquisadores forneceram neste espaço informações sobre precisão, alimentação, tecnologia digital na criação de gado leiteiro, na coleta de informações e dados na avicultura e reprodução seletiva para o futuro.
As apresentações de animais também foram focadas na inovação com o único leilão multi raças da França. A venda contou com a participação da Prim’Holstein, Normande, Pie Rouge, Brune e pela primeira vez a Montbéliarde e raças Limousin. Foi um grande sucesso, com vários animais vendidos para exportação, particularmente para Portugal. O Festival da raça Limousin colocou esta raça no centro das atenções deste ano e foi impulsionado pela participação dos criadores da região da raça de origem, infelizmente limitada por razões de sanidade.
Nestes tempos turbulentos para a produção animal, o nível, a diversidade e o valor das interações entre os profissionais ajudaram a reafirmar o papel da SPACE como um evento unificador para produção agropecuária e de seu papel crucial marcando os rumo para o futuro.
Os organizadores desde já estão ansiosos para ver a todos novamente na 30 edição da SPACE a ser realizada de 13 a 16 de setembro de 2016, em Rennes.