Debates de alto nível, palestrantes renomados e público formador de opinião jamais visto reunido em evento no Brasil. Este é o balanço do XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (XIV SNDS). “Conseguimos reunir as principais autoridades do setor, desde os produtores até a rede varejista. Eles vieram porque entendem a importância de pensar em conjunto, discutir e apresentar novos pontos de vista sobre a atividade”, defendeu o diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e membro da comissão organizadora do evento, Fabiano Coser.
Este evento foi uma excelente oportunidade para cada elo da cadeia da suinocultura conhecer melhor seus desafios e se organizar em busca de um objetivo em comum, destacou o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan. “Todos nós temos em comum o fato de querer ampliar esta indústria. Agora precisamos nos organizar para atender este objetivo”, disse o executivo.
Ele ainda destaca a alta qualidade dos debates. “Um evento de altíssimo nível, as discussões foram extremamente relevantes e ainda tivemos a oportunidade de ver estudos e pesquisas sobre o setor em primeira mão. A ABCS está de parabéns por trazer todos os elos da cadeia produtiva e, certamente, todas as pessoas que estiveram aqui presentes aprenderam muito, pois a ABCS soube escolher muito bem os temas e trouxe as pessoas certas para os debates”, afirmou Milan.
Debates abertos
O diretor comercial de aves e suínos da Ouro Fino, Amilton Silva, destacou a importância dos debates, que definiu como provocadores. “Foi o melhor evento ligado ao desenvolvimento da carne suína. As palestras foram de extrema importância e os debates foram provocadores, deixando vários pontos de interrogação sobre nossa forma de trabalhar, não só no aspecto técnico, como também nos aspectos sanitário e mercadológico”, afirmou o especialista.
Ele ainda elogiou a organização do encontro. “Estava muito bem organizado e a presença do público foi excelente. A ABCS tem o mérito de conseguir reunir os nomes mais importantes do setor na mesma sala e com a presença da agroindústria, que estava muito aberta para o debate. Precisamos de mais eventos assim e a ABCS é a entidade que tem legitimidade para provocar estas discussões e tem força política para levar estas discussões adiante”, finalizou.
O médico-veterinário e consultor da Integrall, Glauber Machado, ressaltou que o evento superou todas as expectativas. “A ABCS conseguiu superar as expectativas, que já eram muito grandes. É um consenso no mercado que a entidade encontrou uma rede de trabalho extremamente importante com caminho muito bem definido e todo este trabalho foi refletido durante o evento”.
Os questionamentos levantados durante os debates foram importantes para o setor repensar algumas posições, analisou o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira. “As informações foram de excelente qualidade, saímos daqui repensando alguns pontos da suinocultura brasileira e com a certeza de que estamos no local certo para a produção, o Brasil é o país da vez e a nossa responsabilidade é muito grande”.
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio de Lorenzi, compartilha da mesma opinião e elogia a organização do evento. “A ABCS está de parabéns, este evento foi muito bem pensado e apresentou as tendências mais importantes do consumo de carne suína”.
Já o diretor da Vaccinar, Nélson Lopes, avalia o encontro como extremamente produtivo e interessante. “Superou todas as expectativas, foi muito bem focado e importante estar presente”, finalizou o empresário.