Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Sucesso do XIV SNDS

Evento deixa sua marca no mercado da suinocultura em edição histórica. Encontro debateu estratégias de desenvolvimento.

Sucesso do XIV SNDS

Debates de alto nível, palestrantes renomados e público formador de opinião jamais visto reunido em evento no Brasil. Este é o balanço do XIV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (XIV SNDS). “Conseguimos reunir as principais autoridades do setor, desde os produtores até a rede varejista. Eles vieram porque entendem a importância de pensar em conjunto, discutir e apresentar novos pontos de vista sobre a atividade”, defendeu o diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e membro da comissão organizadora do evento, Fabiano Coser.
Este evento foi uma excelente oportunidade para cada elo da cadeia da suinocultura conhecer melhor seus desafios e se organizar em busca de um objetivo em comum, destacou o vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan. “Todos nós temos em comum o fato de querer ampliar esta indústria. Agora precisamos nos organizar para atender este objetivo”, disse o executivo.
Ele ainda destaca a alta qualidade dos debates. “Um evento de altíssimo nível, as discussões foram extremamente relevantes e ainda tivemos a oportunidade de ver estudos e pesquisas sobre o setor em primeira mão. A ABCS está de parabéns por trazer todos os elos da cadeia produtiva e, certamente, todas as pessoas que estiveram aqui presentes aprenderam muito, pois a ABCS soube escolher muito bem os temas e trouxe as pessoas certas para os debates”, afirmou Milan. 

Debates abertos
O diretor comercial de aves e suínos da Ouro Fino, Amilton Silva, destacou a importância dos debates, que definiu como provocadores. “Foi o melhor evento ligado ao desenvolvimento da carne suína. As palestras foram de extrema importância e os debates foram provocadores, deixando vários pontos de interrogação sobre nossa forma de trabalhar, não só no aspecto técnico, como também nos aspectos sanitário e mercadológico”, afirmou o especialista.
Ele ainda elogiou a organização do encontro. “Estava muito bem organizado e a presença do público foi excelente. A ABCS tem o mérito de conseguir reunir os nomes mais importantes do setor na mesma sala e com a presença da agroindústria, que estava muito aberta para o debate. Precisamos de mais eventos assim e a ABCS é a entidade que tem legitimidade para provocar estas discussões e tem força política para levar estas discussões adiante”, finalizou.
O médico-veterinário e consultor da Integrall, Glauber Machado, ressaltou que o evento superou todas as expectativas. “A ABCS conseguiu superar as expectativas, que já eram muito grandes. É um consenso no mercado que a entidade encontrou uma rede de trabalho extremamente importante com caminho muito bem definido e todo este trabalho foi refletido durante o evento”.
Os questionamentos levantados durante os debates foram importantes para o setor repensar algumas posições, analisou o presidente da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), Valdomiro Ferreira. “As informações foram de excelente qualidade, saímos daqui repensando alguns pontos da suinocultura brasileira e com a certeza de que estamos no local certo para a produção, o Brasil é o país da vez e a nossa responsabilidade é muito grande”.
O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivânio de Lorenzi, compartilha da mesma opinião e elogia a organização do evento. “A ABCS está de parabéns, este evento foi muito bem pensado e apresentou as tendências mais importantes do consumo de carne suína”.
Já o diretor da Vaccinar, Nélson Lopes, avalia o encontro como extremamente produtivo e interessante. “Superou todas as expectativas, foi muito bem focado e importante estar presente”, finalizou o empresário.