Faltando pouco mais de um mês para o início da Suinofest 2011, que acontecerá entre os dias 10 a 17 de junho, conta com novas programações já confirmadas que serão um atrativo a mais para quem prestigiar o evento. O Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), SEBRAE Nacional e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em nível nacional e pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) e SEBRAE/ RS no estado, contará com duas palestras no evento, sendo uma nutricional que reunirá alunos de toda região nas áreas de medicina, nutrição e gastronomia apresentando as potencialidades da carne suína e sua importância nutricional e outra de mercado a ser proferida pelo presidente da Acsurs, Valdeci Folador. Outra novidade do evento será as duas oficinas gastronômicas e de cortes suínos, apresentando ao público a versatilidade da carne e as possibilidades de cortes e preparo.
No primeiro dia do evento, a nutricionista e consultora especialista em gerência da qualidade na produção de refeições, Bianca Antonini, realizará a palestra “Carne Suína – consumindo com saúde e sabor”, abordando aspectos nutricionais relativos à carne suína e seus benefícios para a saúde humana, além da importância de uma boa apresentação e argumentos que comprovam que a carne suína é de fácil digestão e consumo. Ao longo da programação os participantes também poderão conferir palestras sobre a produção sustentável de alimentos, o mercado para a suinocultura brasileira, além da coleta e destinação de resíduos da saúde. Para encerrar, a culinarista e professora de gastronomia, Rejane Lorenzon, ministrará nos dia 17 e 18 de junho oficinas à base de carne suína, mostrando ao público pratos fáceis, rápidos, deliciosos e nutritivos que podem ser preparados, incentivando o consumo de carne suína.
Para Julio Medeiros, coordenador dos Seminários da Suinofest 2011, “o apoio do PNDS, e de seus parceiros na estruturação e viabilização das palestras e coordenadores das oficinas, bem como em sua divulgação, serão fatores de grande importância para a obtenção dos resultados a que a Suinofest se propõe, que é a divulgação visando o aumento do consumo da carne suína e a discussão e encaminhamentos das grandes questões que afetam o segmento da suinocultura”.
Lívia Machado, coordenadora do PNDS, acredita que o ganho com a participação de ações na Suinofest é coletivo para todos os parceiros. “A feira já é uma referência no setor e o PNDS terá uma importância relevante ao levar informação nutricional e de preparo da carne suína aos participantes do evento, além disso, os cursos de cortes suínos serão também uma rica oportunidade das diversas possibilidades de aproveitamento da carcaça suína”.
Em 2010, o PNDS no Rio Grande do Sul capacitou 600 pessoas nas oficinas gastronômicas, mais de 180 em palestras nutricionais e cerca de 100 profissionais já estão preparados para desenvolver os cortes suínos. Tudo isso buscando incentivar o consumo da carne suína e desmistificar seus mitos.