Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Suinocultura

Suínos em pauta

<p>ACCS promove assembleia Geral da entidade em Itá (SC). Produtores puderam conhecer melhor o trabalho dos dirigentes da associação.</p>

Pela quarta vez a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), realizou a Assembleia Geral fora de Concórdia onde está sediada. O evento aconteceu em Itá, no último sábado (12/12), onde reuniu presidentes de Núcleos Municipais e Regionais de Criadores de Suínos de todo Estado. O objetivo da descentralização é para que todos os produtores de outras regiões também possam ter acesso às reuniões da Entidade, e ainda, que conheçam o trabalho que está sendo desenvolvido e seus dirigentes. O vice-presidente da ACCS, Losivanio de Lorenzi, destacou a importância da participação dos produtores nas reuniões. “Insistimos e buscamos sempre uma maior participação dos Núcleos nos encontros da entidade, isto mostra o fortalecimento da ACCS” afirma.

O evento teve início com a apresentação do município, onde foi apresentado um vídeo institucional de Itá para todos os presentes, e os mesmos puderam conhecer um pouco mais do município. Logo após foi entregue os prêmios da rifa “SOS Criadores de Suínos do Extremo Oeste”, onde tiveram como ganhadores Almir Tiburski, de Nova Erechim e Imãs Carmelitas, do Rio Grande do Sul, o terceiro prêmio não houve ganhador, pois o bilhete não foi vendido.

Durante o encontro foi realizada uma palestra com João Batista Schneiders, educador credenciado do Sebrae/SC, onde abordou o tema: Gestão da Empresa Rural. Schneiders destacou alguns pontos importantes, como o desenvolvimento sustentável, organização das propriedades e meio ambiente. “É preciso praticar a gestão na Empresa Rural, vocês produtores são muito importantes, pois produzem alimentos, esta é a missão de vocês”. Ele disse ainda que é preciso produzir com qualidade e ter um foco. “É importante ter uma estratégia, ou seja, focar na missão, negócio, políticas, visão de futuro e metas”. João Batista para finalizar fechou com uma palestra de motivação.   

O presidente da ACCS, Wolmir de Souza, finalizou o evento destacando algumas ações realizadas em 2009, “tivemos conquistas na área ambiental como o novo código catarinense, subsídios do governo federal com recursos para retenção de matrizes, milho via Conab, redução e isenção de tributos por parte do governo do Estado, ações visando o aumento das oportunidades de mercado como, apoio a implantação do Sisbi/Suasa, tudo isso sem esquecer do produtor que é nosso foco principal”. Souza terminou dizendo que a ACCS fez a diferença nos últimos anos, “são ações em benefício ao produtor e todas as conquistas que a entidade obteve mostrou a força da ACCS, e ainda, não deixamos de acreditar nesta atividade e em nossa missão, que é levar em cada município uma mensagem otimista para cada produtor, e isto mostra que vale a pena acreditar”.