Mais de 7.500 pessoas estiveram presentes, entre fornecedores, supermercadistas e visitantes na 8ª Convenção e Feira Goiana de Supermercados – SuperAgos 2010 durante a primeira semana de setembro no Deck Parking do Flamboyant Shopping Center, em Goiânia (GO). Com mais de R$ 20 milhões em negócios gerados, a feira contou a presença da carne suína nas oficinas gastronômicas e cursos de cortes realizadas pela Associação Goiana de Suinocultores (AGS) com o apoio do Sebrae Goiás, por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), em parceria com o Sebrae Nacional e Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Aguardado com expectativa pelos visitantes, o Curso de Gastronomia da Carne Suína que aconteceu no dia 10 de setembro foi ministrado por um dos mais importantes nomes da gastronomia brasileira, Chef Benê Ricardo. Versátil, ela é capaz de executar com maestria as mais variadas cozinhas. Além da brasileira em que é imbatível, trafega, talentosamente, pela francesa, a alemã, a árabe, a oriental, a ucraniana, a italiana, entre outras. Dona de uma técnica apurada e muita criatividade, a Chef Benê Ricardo encantou os presentes com receitas a base de carne suína, entre elas pratos muito comuns no cotidiano dos brasileiros, mas pouco conhecidos quando incluem a carne suína como ingrediente principal, como as almôndegas e o bife à rolê. Para a surpresa dos mais de 20 participantes do curso, a chef apresentou também pratos bastante inusitados como o Vatapá de carne suína e Sukiyaki de carne suína com farfaille. Durante a feira também foi realizado aos presentes o Curso de Capacitação em Cortes Especiais da Carne Suína, o mestre açougueiro, Daniel Furtado, reunindo mais de 30 pessoas interessadas em conhecer os novos cortes de carne suína e as diversas possibilidades de inserção dos cortes no cotidiano.
Em seu discurso no jantar de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, ressaltou a força do setor varejista, e destacou a presença da carne suína no evento. “Reconhecemos a importância deste Projeto para o setor varejista e compreendemos a necessidade de mudança na apresentação e na comercialização da carne suína”. Na ocasião, o diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, falou aos varejistas sobre o PNDS e seus objetivos na expectativa de abrir caminhos para futuros trabalhos em busca do aumento de consumo.
Ações integradas
Com base na estratégia de ação do PNDS que realiza um processo de reestruturação e comercialização da carne suína, a AGS em parceria com o Sebrae (GO), o frigorífico Frigosuíno Sol Nascente, a Federação de Agricultura de Goiás (Faeg) e o Senar, realizou no mesmo período o Curso de Capacitação em Cortes Especiais da Carne Suína para colaboradores das redes de supermercados, frigoríficos, açougueiros e interessados em promover a inserção dos novos cortes no mercado da cidade de Anápolis (GO).
No curso cerca de 40 pessoas foram capacitadas entre supermercados e casas de carnes da região, totalizando mais de oito estabelecimentos diferentes. “O importante é que com a apresentação adequada podemos sensibilizar o interesse do consumidor e ganhar um lugar na mesa do seu cotidiano. O aproveitamento integral da carcaça, em cortes atraentes, sem perdas e com maior giro, vai permitir mais vendas no varejo”, destacou a gerente executiva da AGS, Crenilda Neves.