Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Talamini aponta a melhor região para a expansão da suinocultura

O chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves falou sobre as perspectivas e as tendências da atividade na Agromix, em Porto Alegre (RS).

Redação SI 29/10/2003 –  08h29 – Dirceu João Duarte Talamini, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), apresentou as perspectivas da suinocultura nacional, durante a rodada suína na Agromix – Feira Internacional do Agronegócio, realizada nesta terça-feira (28) em Porto Alegre (RS). Ele destacou em sua apresentação as regiões com os melhores potenciais para expandir a produção suína no País. “A região Sul continua competitiva, mas já apresenta problemas ambientais”, disse. “A região Centro Oeste conta com áreas para expansão, não apresenta problemas ambientais, mas não possui uma estrutura logística favorável”. Nesse contexto, Talamini apontou a melhor região para expansão da suinocultura brasileira, de acordo com o diagnóstico da Embrapa. “Hoje, a região mais adequada e melhor estruturada para receber novas propriedades suinícolas é a do município de Toledo, no Paraná”.

Segundo José Adão Braun, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), a menção de Talamini sobre a região de Toledo como a melhor para a expansão da suinocultura está correta. “Eu concordo com ele, pois Toledo apresenta clima favorável, conta com extensa produção de grãos, possui indústrias processadoras de carne, conta com produtores qualificados, tem apoio do governo estadual e dispõe de ótima estrutura logística”.