Da Redação 09/12/2004 – Atualmente, há uma grande necessidade de as indústrias do setor agropecuário em se fazer investimentos em mão de obra, equipamentos e serviços para minimizar ao máximo os gastos e melhorar o seu custo x benefício. Isto em função da concorrência e da competitividade, que vem aumentando a cada dia, aumentando assim, a necessidade de fazer o investimento certo para se obter os benefícios desejados, tais como qualidade do produto, uniformidade, classificação perfeita, minimizar custos com as perdas e quebras, procurar por confiabilidade e eficiência do equipamento para evitar problemas com equipamento ocioso, alto custo em manutenções, entre outras questões.
Atenta ao desenvolvimento deste mercado, a Uniquímica deu início ao seu trabalho com equipamentos em 1989 com distribuição de debicadores Lyon, ganhando a exclusividade de distribuição quatro anos mais tarde.
Neste sentido, houve uma maior conscientização de que a tecnificação das granjas seria algo inevitável, fazendo com que a Uniquímica desenvolvesse novos mercados neste setor. Foi quando em 1997, a empresa iniciou a parceria com a Moba – a qual escolheu a Uniquímica como distribuidora exclusiva de seus produtos para Brasil, Paraguai e Bolívia e como base de prestação de serviço para a América do Sul com engenheiros altamente qualificados e suporte com partes e peças – pela tradição da Uniquímica no mercado relacionado à avicultura de postura, pela credibilidade da empresa no mercado.
Mercado para equipamentos avícolas
Segundo o gerente de Produtos e Serviços da Uniquímica, Alex Katayama, a empresa desenvolve seus projetos conforme a necessidade específica de cada cliente. “Isto porque estamos lidando com empresas diferentes entre si que necessitam de equipamentos específicos para cada necessidade e forma de trabalho, o que é visível quando mostramos a diversidade dos nossos clientes: Avipal, Avipal Nordeste, Granja Campo Verde, Granja Shinoda, Agropecuária Peeters, Agropecuária Carnaúba, Fazenda Shigueno, Granja R.S. Ogasawara, Per”fa, Granja Kerckhoff, Roth, Granja Yemita, Granja Las Tacuaras, Serveco – alguns focados em produtividade, outros em comercialização, empresas que fazem parte de um grupo maior, entre outras”, explica Katayama.
Os avanços no mercado de equipamentos se devem à credibilidade associada à tradição, seriedade e presença atuante de assistência técnica e serviços. O sucesso da Uniquímica nesta área foi tão grande que, já em 2005 a empresa passa a exportar tecnologia e não mais importar.
Segundo Alex Katayama, a parceria e o trabalho em equipe é vital para que ocorram estes avanços. “Colocar as necessidades dos nossos clientes em primeiro plano, tais como qualidade do produto e redução dos custos nos levou automaticamente à solução de montagem dos equipamentos em nossa planta, importando somente as partes eletrônicas consideradas vitais e imprescindíveis para manter o padrão de qualidade dos equipamentos, levando a fabricar in loco as partes mecânicas, chaparia, etc”, destacou.
Segundo ele, automaticamente, a empresa ganha experiência tecnológica e principalmente projeção internacional pelas parcerias efetuadas com empresas mundialmente conhecidas e reconhecidas, resultado de trabalho árduo das pessoas envolvidas em ambas as empresas, ou seja com a equipe que a Uniquímica possui, e com as parcerias em andamento realmente seria uma questão de tempo até que a empresa pudesse se consolidar neste setor e efetivasse sua posição para começar a exportar tecnologia e se consolidar como prestadores de serviço para a América do Sul.
Classificadoras de Ovos Moba: A alta tecnologia das Classificadoras de Ovos Moba confere rapidez, alta capacidade e total precisão na classificação de ovos por peso.
Além disso, as Classificadoras de Ovos Moba proporcionam uma melhoria significativa na qualidade do produto final, pois podem ser configuradas com módulos, como detector de trincas, lavadora e outros. A Uniquímica tem o equipamento Moba com a configuração ideal para atender as necessidades de pequenos, médios ou grandes produtores.
As Classificadoras Moba propiciam à produção, alta precisão na classificação, baixíssima necessidade de manutenção e facilidade na reposição de peças.