Da Redação 04/11/2004 – A Uniquímica reuniu os principais produtores de ovos da região de Bastos (SP) para discutir a atuação das enzimas na nutrição animal.
Os encontros foram nas cidades de Tupã, Mirandópolis e Guatapará. O objetivo principal foi o aprimoramento das informações acerca das novas tendências dos processos nutricionais.
Durante os eventos, a temática Viabilidade da Utilização de Enzimas nas Rações de Poedeiras Comerciais, foi apresentada pelo veterinário e Responsável Técnico da Uniquímica, Edgar Ishikawa.
Ele destacou durante o evento a importância de disponibilizar as informações aos produtores sobre esta nova tendência do mercado nutricional, a utilização das enzimas. “A Uniquímica, dentro de sua filosofia de atuação, de dotar o cliente com produtos, serviços e informações capacitando-o para o alcance de sua máxima produtividade, reuniu os principais produtores da região para um debate franco e aberto, no qual expusemos a realidade deste mercado, principalmente com a utilização do Aditivo Enzimático Endo Power Beta e que está alterando este mercado, principalmente no que se refere aos dados apresentados de forma clara e específica, com a utilização do produto”, destacou Ishikawa.
De acordo com Edgar Ishikawa, o Endo Power atua sob determinados fatores anti-nutricionais presentes em constituintes das rações usadas na alimentação animal, aumentado a digestibilidade de nutrientes como a da energia e dos aminoácidos. “Ele atua sob PNAs, oligossacarídeos (alfa-galactosídeos) e polissacarídeos (galactomananos) proporcionando melhor digestibilidade, pois
os animais monogástricos (como suínos e aves) não apresentam enzimas digestivas endógenas que promovam a hidrólise destas cadeias de carboidratos, melhorando o aproveitamento dos alimentos.
A utilização do Endo Power gera economia no processo final, pois otimizamos o aproveitamento dosingredientes da ração”, explica Ishikawa. Conforme aponta o Responsável Técnico da Uniquímica, as estruturas alimentares que antes passavam intactas pelo intestino delgado dos animais sem ter o seu potencial nutricional aproveitado, através da ação das enzimas alfa-galactosidase e a galactomananase, contidas no complexo enzimático Endo Power Beta, são hidrolisadas e absorvidas no trato digestivo do animal monogástrico, e como resultado do uso do produto, os produtores obtêm um melhor resultado na performance produtiva dos animais.
O que diz o produtor sobre a utilização das enzimas
A Uniquímica foi ouvir o que pensam os produtores sobre a utilização das enzimas, como o Endo Power Beta, na nutrição animal.
Segundo apontou Welington Koga, da Granja Koga, o mercado para nutrição está amplamente globalizado e este fator têm gerado uma nova estrutura de atuação das empresas. “Este fator está levando as empresas de nutrição a se empenharem em produtos autorizados pelos compradores internacionais e a Uniquímica, com o Endo Power, vêm ao encontro dessa necessidade do mercado”, destacou. “É um produto com grande potencial e que deverá auxiliar o produtor na sua busca por economia juntamente à necessidade de máximo resultado”, afirmou.
De acordo com Edson Ueda, da Granja Shintaku, o trabalho apresentado pela Uniquímica merece ser destacado principalmente pela qualidade apresentada no campo. “Um produto que melhora a qualidade intestinal dos animais, propicia melhor conversão alimentar e protege o animal de problemas sanitários, aponta exatamente para a maior necessidade dos produtores atualmente”, afirmou.
Alexandre Murakami, da Granja Murakami, é da mesma opinião e afirma: “O Endo Power pode ser um grande auxílio ao produtor”, afirmou.
Para Inácio Shida, da Granja Shida, as enzimas já comprovaram sua
eficácia. “Com a utilização das enzimas, efetivamente, conseguimos diminuir o custo com a nutrição, melhorando a qualidade da ração”, diz.
Lauro Morishita, da Granja Morishita, acrescenta: “O aumento da utilização das enzimas é um processo irreversível principalmente pelo fator econômico”, explica. O produtor Paulo Ueyama, da Granja Ueyama, destacou os dados apresentados em relação aos frangos de corte. “Um setor extremamente profissional, como o de frangos de corte, devidamente embasados em dados numéricos, já aderiu fortemente à utilização das enzimas, como o Endo Power, por isso eu acredito que os produtores precisam analisar friamente esta questão e buscar informações e privilegiar quem as oferece de forma clara e objetiva”, destacou.
“Isto porque o interesse é grande por informação e dados que comprovem a eficácia da utilização das enzimas, como os apresentadas pela Uniquímica”, acrescenta o produtor Yoshio Ono, da Granja Ono.
Cristian Maki, da Granja Maki afirmou que o forte crescimento da Uniquímica na região de Bastos de deve, entre outros fatores, ao detalhe verificado durante as apresentações sobre a utilização do Endo Power Beta: clareza e fidelidade ao produtor. “Não precisa muito para entender que somente uma empresa que trata seu cliente como parceiro, com dignidade e respeito, consegue reunir em apenas em um dia (Tupã) produtores de mais de 6 milhões de
aves poedeiras. Isto é credibilidade”, apontou Maki. “Isto porque a empresa está “afinada” com a necessidade do mercado”, destacou.