Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tortuga no Pecém é inaugurada hoje

A entrada da fábrica de fertilizantes irá incentivar o setor agrícola, que sofre com a escassez do produto no mercado

Redação (7/4/2009) – Será inaugurada hoje a nova unidade de fabricação de produtos de nutrição e saúde animal da Tortuga Cia. Zootécnica Agrária, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. A empresa, que é uma maiores indústrias do País e do mundo no ramo, inicia as operações da fábrica com 50 funcionários diretos, número que poderá avançar para 160 quando a fábrica estiver com sua capacidade total em funcionamento.

A capacidade inicial de produção e os investimentos empregados só serão divulgados hoje em solenidade que contará com a presença do governador Cid Gomes. Informações iniciais do projeto previam, entretanto, que seriam produzidas 10 mil toneladas mensais em minerais, capacidade que seria duplicada após alguns anos.

A produção irá atender diretamente as regiões Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste. A fábrica também tem o objetivo de abrir novos mercados na América Latina e Central. A unidade está localizada em São Gonçalo do Amarante, em uma área construída de 25.000m². A empresa assinou o protocolo de intenções para a construção da fábrica no Estado ainda no fim do ano de 2005.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Antônio Balhmann, a entrada em operação da indústria é de grande importância não só para o Ceará, como para o Brasil. ´A Tortuga está entrando em uma área da qual o País está desprovido do produto. No Nordeste brasileiro, com as novas fronteiras agrícolas que estão sendo criadas, a indústria irá abastecer estes mercados´, afirma.

Segundo ele, a fábrica também carrega um outro aspecto importante que é o estímulo ao setor de minerais não-metálicos, como o calcário. "Este tipo de indústria é uma grande consumidora destes minerais, e irá incentivar o desenvolvimento do setor aqui", destaca. Balhmann também informa que a empresa será uma das grandes consumidoras do fosfato a ser produzido na usina de Itataia, no município de Santa Quitéria.

A Tortuga possui capital 100% nacional, vendendo suplementos minerais para a alimentação animal (pecuária, suinocultura, avicultura, equinocultura, ovinocultura e caprinocultura) para 17 países da América Latina e da Europa. A empresa possui ainda unidades em Mairinque/SP, São Vicente/SP e Lavras/MG.