Em uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Associação de Suinocultores de Três Passos (Assuipassos), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS – Ascar e apoio do Governo Municipal de Três Passos, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS); secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Superintendência Federal de Agricultura no RS e Câmara Municipal de Vereadores, no dia 10 de agosto ocorre a 38ª edição do Dia do Porco, em Três Passos.
A abertura do evento ocorre a partir das 8h, com café da manhã e inscrição dos participantes. Em seguida, às 9h, solenidade com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Três Passos, Cleri Camilotti; o presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador; o superintendente federal de Agricultura no RS, Francisco Natal Signor; o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Ivar Pavan; e o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi.
Duas palestras integram a programação do 38º Dia do Porco. Assessora jurídica da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), a advogada Jane Lucia Wilhelm Berwanger vai abordar o tema “Previdência Rural – Direitos e Deveres Previdenciários dos Produtores e Empregados Rurais”. Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e o médico veterinário e diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, vão apresentar as ações desenvolvidas pela ABCS e os cenários do mercado suinícola, respectivamente. As palestras serão realizadas no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Missioneiro dos Pampas.
Ao meio-dia, no Pavilhão “A” do Parque de Exposições Egon Julio Goelzer, será servido almoço à base de carne suína. Cartões ao valor de R$ 15.
Histórico
A primeira edição do Dia do Porco ocorreu em 1974, em Estrela, que sediou o evento durante 13 edições. O município é sede da Acsurs, uma das entidades promotoras do evento. As demais cidades que receberam o Dia do Porco foram Guaporé (1980), Frederico Westphalen (1981), Erechim (1987), Marau (1988), Serafina Corrêa (1990), Venâncio Aires (1991), Cerro Largo (1992 e 2002), Sarandi (1993), Teutônia (1994), Santo Cristo (1995), Nova Araçá (1996), Tapera (1997), Casca (1998), Santa Rosa (2000), Sertão (2001), Aratiba (2003), Cândido Godói (2004), Vila Maria (2005 e 2011), Nova Candelária (2006), São Pedro do Butiá (2007), Pinhal (2008) e Barra do Rio Azul (2010).
De acordo com o secretário da Agricultura de Três Passos e coordenador geral do 38º Dia do Porco, Ari Freling, a realização do evento no município é aguardada há cerca de cinco anos. “Queremos que cada cidadão sinta-se promotor do Dia do Porco. Todos devem envolver-se e ajudar na sua preparação e divulgação”, ressalta.
O presidente da Assuipassos, Elemar Hein, lembra que a comissão organizadora reúne-se periodicamente e agora, em especial, para finalizar os preparativos do evento.
O município de Três Passos situa-se na Região das Missões e, segundo os dados do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de 2009, é o terceiro maior produtor de suínos para abate no Estado, ficando atrás apenas de Nova Candelária e Capitão. A atividade representa 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) através da produção primária e 5,5% do PIB através da Agroindústria Seara (Grupo Marfrig), totalizando 10% do PIB município. Gera cerca de mil empregos diretos e três mil empregos indiretos.
Em 2011, em torno de 800 pessoas de 62 municípios gaúchos participaram do Dia do Porco e também 20º Encontro de Suinocultores em Vila Maria. Em 2012, pretende-se repetir o sucesso.
O 38º Dia do Porco conta com o patrocínio da Cotrijui, Seara, Banco do Brasil e Sicredi.