Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Três Passos aguarda 38º Dia do Porco

A assessora jurídica da Fetag/RS e o presidente e diretor executivo da ABCS são nomes confirmados durante programação do evento.

Três Passos aguarda 38º Dia do Porco

Em uma realização da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Associação de Suinocultores de Três Passos (Assuipassos), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS – Ascar e apoio do Governo Municipal de Três Passos, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS); secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; Superintendência Federal de Agricultura no RS e Câmara Municipal de Vereadores, no dia 10 de agosto ocorre a 38ª edição do Dia do Porco, em Três Passos.

A abertura do evento ocorre a partir das 8h, com café da manhã e inscrição dos participantes. Em seguida, às 9h, solenidade com a presença de autoridades, entre elas o prefeito de Três Passos, Cleri Camilotti; o presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador; o superintendente federal de Agricultura no RS, Francisco Natal Signor; o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Ivar Pavan; e o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi.

Duas palestras integram a programação do 38º Dia do Porco. Assessora jurídica da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), a advogada Jane Lucia Wilhelm Berwanger vai abordar o tema “Previdência Rural – Direitos e Deveres Previdenciários dos Produtores e Empregados Rurais”. Já o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e o médico veterinário e diretor executivo da ABCS, Fabiano Coser, vão apresentar as ações desenvolvidas pela ABCS e os cenários do mercado suinícola, respectivamente. As palestras serão realizadas no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Missioneiro dos Pampas.

Ao meio-dia, no Pavilhão “A” do Parque de Exposições Egon Julio Goelzer, será servido almoço à base de carne suína. Cartões ao valor de R$ 15.

Histórico

A primeira edição do Dia do Porco ocorreu em 1974, em Estrela, que sediou o evento durante 13 edições. O município é sede da Acsurs, uma das entidades promotoras do evento. As demais cidades que receberam o Dia do Porco foram Guaporé (1980), Frederico Westphalen (1981), Erechim (1987), Marau (1988), Serafina Corrêa (1990), Venâncio Aires (1991), Cerro Largo (1992 e 2002), Sarandi (1993), Teutônia (1994), Santo Cristo (1995), Nova Araçá (1996), Tapera (1997), Casca (1998), Santa Rosa (2000), Sertão (2001), Aratiba (2003), Cândido Godói (2004), Vila Maria (2005 e 2011), Nova Candelária (2006), São Pedro do Butiá (2007), Pinhal (2008) e Barra do Rio Azul (2010).

De acordo com o secretário da Agricultura de Três Passos e coordenador geral do 38º Dia do Porco, Ari Freling, a realização do evento no município é aguardada há cerca de cinco anos. “Queremos que cada cidadão sinta-se promotor do Dia do Porco. Todos devem envolver-se e ajudar na sua preparação e divulgação”, ressalta.

O presidente da Assuipassos, Elemar Hein, lembra que a comissão organizadora reúne-se periodicamente e agora, em especial, para finalizar os preparativos do evento.

O município de Três Passos situa-se na Região das Missões e, segundo os dados do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de 2009, é o terceiro maior produtor de suínos para abate no Estado, ficando atrás apenas de Nova Candelária e Capitão. A atividade representa 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) através da produção primária e 5,5% do PIB através da Agroindústria Seara (Grupo Marfrig), totalizando 10% do PIB município. Gera cerca de mil empregos diretos e três mil empregos indiretos.    

Em 2011, em torno de 800 pessoas de 62 municípios gaúchos participaram do Dia do Porco e também 20º Encontro de Suinocultores em Vila Maria. Em 2012, pretende-se repetir o sucesso.      

O 38º Dia do Porco conta com o patrocínio da Cotrijui, Seara, Banco do Brasil e Sicredi.