A cidade de Maringá (PR) será o próximo local a abrigar mais uma edição do workshop “Atualização e Harmonização em Defesa Sanitária Avícola”. Exclusivamente desenvolvido para os responsáveis técnicos (RT´S) da agroindústria avícola, o evento será realizado dia 18 de novembro, durante o Encontro Técnico Unifrango. Neste ano, o mesmo evento já passou pelas cidades de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).
Iniciativa da União Brasileira de Avicultura (UBA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a versão paranaense contará com a parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná (Seab/PR) e do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), além do suporte logístico da Unifrango Agroindustrial.
Evento itinerante focado nas necessidades regionais das cadeias produtivas, o workshop envolve técnicos de órgãos federais, estaduais e lideranças das associações avícolas em apresentações e discussões sobre temas relacionados às defesas agropecuárias. São tópicos como atualidades em sanidade avícola, vigilância e ações em defesa sanitária no âmbito federal e estadual, trânsito de animais e o papel do médico veterinário neste contexto.
Para tanto, estarão presentes especialistas de renome como o vice-presidente técnico científico da UBA, Antônio Guilherme Castro, o coordenador de combate às doenças do Departamento de Saúde Animal do Mapa, Guilherme Marques, o Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DAS/Seab/PR), Marco Antonio Teixeira Pinto, Chefe da Área de Sanidade Avícola da SEAB/PR, Hernani Melanda, o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, entre outros.
Além de esclarecer os profissionais da cadeia produtiva sobre assuntos e procedimentos do Serviço Veterinário Oficial, o evento buscará incentivar a interação entre os representantes do setor público e os responsáveis técnicos das empresas. Segundo o vice-presidente técnico científico da UBA, Antônio Guilherme de Castro, a iniciativa visa encurtar as distâncias que muitas vezes existem entre os órgãos governamentais e a iniciativa privada, de forma a gerar conhecimento e otimizar processos.
“Pela relevância da avicultura brasileira para o mercado mundial e do nível de competitividade e exigência nacional e internacional é imprescindível promover este tipo de interação. Além disso, está também é uma ótima oportunidade de conscientizarmos o próprio responsável técnico sobre a sua importância para todo o sistema de defesa sanitária avícola brasileira”, explica Castro.
O workshop “Atualização e Harmonização em Defesa Sanitária Avícola” acontecerá no Centro de Eventos Araucária (Av. Carlos Correia Borges, 1188). Informações pelo telefone (11) 3812-7666.