Redação (08/12/05) – A Unipac – empresa do Grupo Jacto com base em seu propósito de prover soluções inovadoras, que integrem serviços e tecnologias de aplicação de polímeros para agregar valor à cadeia, acaba de lançar o Contêiner Retornável Colapsível que pode ser desmontado quando não há necessidade de uso -, composto de bandeja com tampa e manga arqueados. Este conceito de
embalagem plástica é indicado para o mercado interno e, sobretudo, para o mercado externo, pois possui forte apelo ecológico, uma vez que o produto não encontra restrições em outros países.
O Contêiner Retornável desenvolvido pela Unipac é ideal para substituir as embalagens de madeira – um dos principais veículos de disseminação de pragas florestais quarentenárias. Em função dessa contaminação, foi gerada a Norma Internacional de Medida Fitossanitária (NIMF) n 15, editada pela Organização para Alimentação e Agricultura (FAO), das Nações Unidas. A legislação, em vigor desde março de 2005, exige, em âmbito mundial, o tratamento e certificação fitossanitária da madeira utilizada como embalagem ou paletes nas transações comerciais. Através da norma, são exigidos dois tipos de tratamentos para as embalagens: fumigação (desinfecção) e tratamento térmico, que são realizados por empresas credenciadas ao Ministério da Agricultura.
Por ser retornável, ocupa menos espaço.
Além de não ser um propagador de pragas, o Contêiner Retornável Colapsível da Unipac atende à gestão de resíduos de países que querem o retorno da embalagem ao seu destino de origem, visando evitar o descarte inadequado em seu território. Com base nesta logística reversa, o Departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos, Processos e Materiais da Unipac criou a embalagem retornável com medidas que otimizam o contêiner, tanto na largura e altura, como no comprimento.
O primeiro case foi elaborado para atender às necessidades da Volvo, para acondicionamento, transporte e exportação de dutos para o sistema de entrada de ar das cabines de caminhões pesados, que seguem para a montadora na Europa neste caso, as peças também são produzidas pela Unipac. “Este conceito de embalagens plásticas colapsíveis contribuem significativamente com a redução de custos e proporcionam benefícios como otimização de espaço. Para se ter uma idéia, neste caso da Volvo, de cada sete contêineres que seguem, apenas um volta com as embalagens”, informa Paulo Tulim, gerente
Comercial da Unipac.
Embalagem exclusiva
O Contêiner Retornável atende todo tipo de mercado e é indicado para o acondicionamento e transporte de produtos de baixa densidade e que tenham volume. A Unipac, por ser uma empresa que sempre está na vanguarda tecnológica, adquiriu ao longo dos seus 29 anos maturidade suficiente para prover soluções e atender às necessidades de clientes ou tendências do segmento. “Podemos desenvolver este conceito de embalagem sob medida para o produto do cliente, de acordo com as dimensões da peça, do caminhão e do contêiner que transportará o produto. Temos condições de apresentar aos clientes a solução completa na Supply Chain: pesquisamos a resina plástica que proporcionará o melhor produto e o melhor custo-benefício; realizamos os testes de acordo com as normas vigentes no Brasil e no exterior;
desenvolvemos o ferramental, a montagem e definimos a logística”, ressalta Tulim.
Conjunto completo
A Unipac tem know-how para desenvolver bandejas especiais exclusivas para o Contêiner Retornável, que atendem diversos setores, entre eles automobilístico, autopeças e eletro-eletrônicos. As bandejas são próprias para indústrias que precisam transportar peças juntas, mas sem o contato umas com as outras, principalmente itens usinados com precisão, peças pintadas, que não podem riscar, tocar ou bater. “As bandejas são exclusivas e confeccionadas a partir de uma amostra ou desenho fornecido pelo cliente, para que a acomodação da peça seja na medida exata”, explica Tulim. “Suas dimensões variam de acordo com o tamanho, peso e número de peças a ser transportada.”
Na maioria dos casos, as bandejas são utilizadas em conjunto com paletes e caixas plásticas, itens que fazem parte do universo de soluções desenvolvidas pela Unipac. “A bandeja que produzimos pode, por exemplo, ser utilizada juntamente com a Caixamóbil – também conhecida como caixa colapsível, pois pode ser desmontada quando não há necessidade de uso. Podemos projetar e fabricar outros tipos de separadores, colméias, lonas divisórias e outras caixas plásticas, mas cada caso é estudado minuciosamente, sempre em parceria com o cliente”, conclui.
Perfil da Unipac
A Unipac integra o Grupo Jacto, que é formado por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transportes e meio ambiente. Há mais de 29 anos, a Unipac foca seus objetivos estratégicos no segmento de transformação de plástico.
Executa sies processos de transformação em seu parque industrial: Sopro, Injeção, Injeção Espumada Estruturada, Extrusão, Termoformagem e Rotomoldagem e atende, atualmente, aos mercados automotivo, agropecuária, consumo, logístico e embalagens industriais para os setores agroquímico, alimentício, fotoquímico, limpeza, químico, entre outros. Conta com cerca de 900 funcionários e 126 máquinas de transformação de plástico, instaladas em um total de 30.000 m2 de área construída, nas três unidades fabris no Estado de São Paulo, sendo uma in house.
A empresa está sempre na vanguarda tecnológica, já tendo desenvolvido mais de 2.000 moldes dos mais variados tamanhos, pesos e geometrias, uma variação de produtos que vão desde frascos de 60 ml, até tanques de 5500 litros. Esta capacitação permitiu à empresa alcançar um aumento de produtividade de 10% em 2004, índice que deve se repetir neste ano. Em 2005, a empresa espera um aumento no faturamento em torno de 8%, taxa semelhante ao conquistado em 2004 em relação ao ano anterior.