Redação Ai 26/04/2002 – O V Simpósio Goiano de Avicultura, promovido pela Associação Goiana de Avicultura (AGA) em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e realizado entre os dias 17 a 19 de abril, em Goiânia (GO), trouxe em debate assuntos relevantes para a avicultura do Centro-Oeste como a questão do meio ambiente, controle de doenças, manejo e alimentação para aves de postura e corte. O evento, que está ganhando corpo na agenda da avicultura nacional, apresentou-se como um dos principais difusores de conhecimento, informações e avanços tecnológicos na área avícola para os produtores da região.
Em sua quinta edição, o Simpósio Goiano atraiu a participação de 350 pessoas, entre produtores, técnicos, estudantes, representantes da agroindústrias e empresas do setor, e ainda discutiu as tendências para o mercado avícola nos próximos anos. “O nosso grande desafio é fazer da avicultura goiana uma grande avicultura. Isso só é possível com bons profissionais e acredito que o simpósio contribui para a formação e atualização dos produtores locais”, explica Uacir Bernardes, presidente da AGA. “A avicultura goiana era muito pequena quando iniciamos a promoção do simpósio. Nos últimos seis anos a atividade vem crescendo consideravelmente no Estado. Então o maior objetivo deste evento é montar uma base, uma estrutura que sustente o crescimento de nossa avicultura”, completa.
Assim como nas edições anteriores, o evento manteve a mesma estrutura de seu módulo técnico, dividindo-o em sessões comuns e sessões específicas para os setores de corte e postura. Para apresentar as 16 palestras, a comissão organizadora convidou especialistas do Brasil e do exterior. “Tomamos muito cuidado durante a elaboração do módulo técnico e na escolha dos palestrantes procurando sempre enfocar temas atuais e importantes para a avicultura da região”, explica Nadja Mogyca Leandro, presidente da comissão organizadora.
O presidente da União Brasileira de Avicultura (UBA), Zoé Silveira dAvila, também esteve presente no Simpósio Goiano. “Este foi um encontro muito interessante. Dos eventos em que estive presente ultimamente o da AGA foi, sem dúvida, o que os participantes demonstraram maior interesse”.
Avicultura goiana – A atividade avícola vem se desenvolvendo a passos largos no Centro-Oeste brasileiro. A avicultura da região é a que apresenta os maiores índices de crescimento no Brasil atualmente. Atrativos como potencial agrícola, localização geográfica, clima, topografia e infra-estrutura fazem da região uma das áreas mais promissoras para o setor no País.
O Estado de Goiás configura-se hoje como maior produtor de frangos e ovos do Centro-Oeste e sua aptidão produtiva para a avicultura vem cada vez mais despertando o interesse das grandes agroindústrias. Para se ter uma idéia, o crescimento do setor no Estado foi de 85% na última década. Nos últimos dois anos, Goiás saltou da 8a. para a 6a. posição na produção nacional de carne de frango. Tendo em vista o alto potencial de crescimento da atividade avícola no Estado, a expectativa é de que num período de três anos, Goiás já esteja entre os principais produtores de frangos e ovos do País.