Redação (25/09/06)- Três caminhões Volkswagen Constellation fabricados em Resende (RJ) estão expostos no Salão Internacional de Veículos Comerciais em Hannover, na Alemanha, que vai até 29 de setembro. É a primeira vez que a Volkswagen Veículos Comerciais apresenta oficialmente a nova linha de caminhões fora da América do Sul. A Feira de Hannover é a mais importante do segmento, reunindo os principais fabricantes de caminhões e ônibus do mundo. Roberto Cortes, CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, confirmou uma entrevista coletiva com a imprensa internacional em 19 de setembro, na cidade alemã. Os modelos expostos serão o cavalo mecânico VW 19.320 Titan Tractor nas versões cabine leito e estendida, e um VW 24.250 leito.
Os visitantes do estande da Volkswagen conhecerão de perto a tecnologia e o conforto que os consumidores brasileiros já podem comprar. A presença dos modelos na Feira de Hannover ajudará a divulgá-los em mercados potenciais a Volkswagen Caminhões e Ônibus já exporta seus produtos a mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Nosso programa de internacionalização segue como planejado. Há quase dois anos abrimos uma linha de montagem de caminhões e ônibus no México, e já montamos chassis de ônibus na África do Sul. Temos produtos para mercados tanto com direção do lado esquerdo quanto do lado direito.
Queremos conquistar novos consumidores, diz Roberto Cortes. Também representando a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Luiz Roberto Imparato, gerente de Marketing, e Carlos Signorelli, gerente de Planejamento da Exportação, estarão no estande para atender os interessados em conhecer os Constellation. Os interessados receberão um kit contendo informações sobre todos os modelos da marca, suas fábricas no Brasil e no exterior, além de um DVD com imagens dos veículos em uso. Lançamento mundial Em setembro do ano passado, os caminhões Constellation foram lançados numa convenção para jornalistas, importadores e para empregados do Consórcio Modular, que reúne nove empresas na fábrica de Resende (RJ).
A primeira apresentação dos modelos fora do Brasil aconteceu dois meses depois em Santiago, no Chile. Inicialmente oferecidos com cabines com leito e teto alto, os novos caminhões passaram a ter a opção da cabine estendida em junho desse ano. A linha Constellation é hoje composta pelos caminhões médios VW 13.180, VW 15.180, VW 17.250, VW 24.250 e VW 19.320. Para desenvolver uma nova linha de caminhões e ônibus da marca e preparar a fábrica de Resende (RJ) para receber os novos produtos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está investindo R$ 1 bilhão no período de 2002 a 2007, valor totalmente custeado pela própria divisão brasileira da Volkswagen Veículos Comerciais.
O projeto envolve mais de 200 profissionais e já consumiu mais de 7 milhões de quilômetros em testes na América do Sul, África e Europa. Além dos engenheiros e técnicos da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o esforço para a chegada dos caminhões Constellation envolveu times das unidades alemãs de Wolfsburg, matriz do grupo Volkswagen AG, e de Hannover, sede da Volkswagen Veículos Comerciais.
O conhecimento prático e a tecnologia dos brasileiros, somados às ferramentas modernas dos colegas alemães, resultaram em produtos com alta qualidade sem deixar de lado a melhor relação custo-benefício atributo resumido no slogan do caminhão Titan Tractor: Menos, você não quer; mais, você não precisa.