Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biocombustível

Workshop de bioenergia

Brasil participa de encontro internacional sobre biocombustíveis. Evento quer estabelecer um referencial de sustentabilidade.

Indicadores de sustentabilidade na produção de biocombustíveis e políticas internacionais para o setor serão debatidos no workshop do Grupo Técnico de Trabalho da Parceria Global de Bioenergia (GBEP, sigla em inglês), de quarta-feira (5) a sexta-feira (7), em Túnis, capital da Tunísia. O diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Strapasson, representa o governo brasileiro no encontro.

O GBEP é uma iniciativa do G8 (Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos), que nesta fase inicial envolveu também cinco países em desenvolvimento (África do Sul, Brasil, China, Índia e México), além de organismos internacionais. O grupo pretende estabelecer um referencial de sustentabilidade, com critérios e indicadores econômico, social e ambiental para subsidiar políticas públicas de  bioenergia em todo o mundo.

Itália – Na próxima segunda-feira (10), representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), reunidos em Roma (Itália), discutem o desenvolvimento de projetos de cooperação em países africanos para produção sustentável de biocombustíveis. “Vamos aproveitar a experiência brasileira na área, em especial o Zoneamento Agroecológico da Cana-de-Açúcar, nesse processo”, informa Strapasson, que também será o representante brasileiro na reunião.