Aprofundar e fortalecer o debate sobre a segurança alimentar e nutricional com enfoque no combate à fome e na promoção do direito humano à alimentação adequada e na participação social é um dos objetivos do painel “Dialogo pela Segurança Alimentar e Nutricional no Mercosul”, que acontecerá, quarta-feira (15/12), em Foz do Iguaçu, durante a X Cúpula Social do Mercosul.
O evento também irá discutir questões relacionadas às mudanças climáticas, às políticas públicas de compras e aquisição de alimentos da agricultura familiar e a intersetorialidade do conceito de segurança alimentar e nutricional.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) será representado, neste painel, pelas conselheiras Marília Leão, que falará sobre a experiência brasileira na segurança alimentar e nutricional e sobre a importância da participação social, e Gleyse Peiter, que abordará os impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar.
Também participarão desse painel o presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional no Congresso Nacional, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI); o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Crispim Moreira; o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Brady; o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e o Caribe, José Graziano; o representante uruguaio no Programa do Mercosul, Ignácio Arboleya; o vice-ministro da Agricultura do Paraguai, Andre Wehrle e entre outros palestrantes.
A expectativa é que o documento final desse painel seja encaminhado como um conjunto de recomendações sobre segurança alimentar e nutricional para todos os países do Mercosul. O Painel “Diálogo pela Segurança Alimentar e Nutricional no Mercosul” é organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, em parceira com o Consea, MDS, MDA, Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) e Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag).
A Cúpula Social do Mercosul acontece desta terça (14-12) a quinta-feira (16-12), paralelamente à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. A Cúpula é organizada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com redes e plataformas sociais sul-americanas e a Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila). A soma de todos os eventos deve contar com a presença de 700 participantes de países da América do Sul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do encerramento da Cúpula, na quinta-feira, às 19 horas, no antigo Cine Barrageiro, situado no Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Participarão também outros chefes de Estado da região.
Serviço:
Painel “Dialogo pela Segurança Alimentar e Nutricional no Mercosul”
Dia: 15 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Parque Tecnológico de Itaipu Av. Tancredo Neves, 6731 – Foz do Iguaçu (PR)