Manejo, novos atos regulatórios para produção de ovos, ambiência, biossegurança e sanidade marcaram as discussões ontem do primeiro dia do XI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que acontece até amanhã, dia 21 de março, no Centro de Convenções Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
O evento, que reúne os principais produtores de ovos do país e representantes de todos os elos da cadeia de postura, desde fornecedores de genética até o varejo. Esta edição marca uma nova etapa do evento, que adquire dimensão nacional, destaca o professor da Unesp de Jabotical e membro da comissão organizadora do congresso, Ângelo Berchieri.
“O elevado nível técnico das palestras e a proximidade das cidades produtoras ajudaram a atingir recorde de público”, afirma o especialista comemorando a participação de quase 500 pessoas.
O atual momento de otimismo para a cadeia produtiva contribuiu para um público muito receptivo para debater os principais desafios e oportunidades do setor, avalia o presidente da APA, Érico Pozzer. “Este cenário positivo contribuiu para elevar o nível das discussões da cadeia, como legislação, sanidade e comercialização”.
Recorde de público
O crescimento do público, com participação dos maiores produtores de ovos do país, vindos de vários Estados do Brasil, foi a marca desta edição. O número de participantes superou as expectativas dos organizadores. “O balanço é muito positivo, tivemos um grande crescimento, não apenas em número de pessoas, como também na qualidade de público, com a presença de autoridades e dos principais formadores de opinião neste setor, demonstrando muito interesse da cadeia”.
O presidente do evento e proprietário da Granja Mantiqueira, Leandro Pinto, defende a união do setor em nível nacional. “Eu acredito em uma avicultura nacional e estou aqui convidando todos os participantes em torno desta união. É um momento extremamente adequado para nos reunirmos e debater nossos desafios. Minha avaliação é que este evento está muito bom, a cadeia está bem representada e todos estão muito participativos”, disse o empresário.