O XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura consolida a posição de evento mais relevante político e institucional do setor pela ampla e contundente representatividade de seus participantes. O encontro acontece na próxima semana, entre 31 de julho e 2 de agosto de 2013, no Hotel Serrano Resort, em Gramado/RS.
Organizado a cada dois anos pela ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), o XV SNDS reunirá muitos dos mais importantes produtores da suinocultura nacional, líderes de grandes empresas de insumos, executivos da maior agroindústria do país, gestores da principal rede varejista do Brasil, palestrantes de altíssimo nível e um ambiente propício para relacionamento e negócios.
Entre os produtores, cerca de 70% do rebanho nacional estará representado com a presença da Brasil Foods (BRF), grandes cooperativas como CooperA1, CoperCampos e CooperXanxerê, além de delegações de suinocultores dos 15 estados onde estão localizadas as associações filiadas à ABCS: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Ceará, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Distrito Federal, Sergipe, Maranhão, Bahia e Pernambuco.
Entre os patrocinadores do setor de insumos, estão Bayer Saúde Animal, Ourofino, Zoetis e Vaccinar. Também são patrocinadores, as agroindústrias Nutribras Alimentos e BRF. Além deles, o XV SNDS também tem o apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Juntos para Competir, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Senar, Sebrae, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul, Organização das Cooperativas Brasileiras, Secretaria de Agricultura do Estado, Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos e Banco do Brasil.
O Seminário foi planejado para colocar em pauta os assuntos mais relevantes sobre economia, política, marketing, estratégia e mercado além de sua interface com a suinocultura brasileira. Para isso, o SNDS contará com palestras de especialistas de altíssimo gabarito e amplo reconhecimento nacional e internacional em cada um destes temas.
Entre eles estão o jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira; o fundador da Embraer e ex-ministro, Ozires Silva; o diretor do Grupo Pão de Açúcar, Leonardo Miyao; o vice-presidente da BRF, Wilson Mello; um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, César Souza; a executiva que esteve à frente da expansão internacional de marcas brasileiras, Angela Hirata; o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa; o coordenador do estudo Brazil Foods Trends 2020, Raul Amaral Rego; e o diretor da Anprogapor, Miguel Angel Higuera.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explicou que o objetivo das palestras é mostrar e analisar os principais pontos econômicos, políticos e de mercado e, assim, debater como a suinocultura brasileira deve posicionar-se em relação a tais desafios. “Procuramos reunir líderes multiplicadores de opinião e trazer os palestrantes que, efetivamente, podem acrescentar conteúdo e informação e, enfim, saber como o setor deve agir nos novos cenários econômicos e políticos”, resumiu Lopes.
Outro ponto importante é o “ambiente” que a organização criou para o XV SNDS. A escolha de Gramado, na Serra Gaúcha, o Hotel Serrano Resort e muitos outros detalhes permitirão aos mais de 400 participantes trazer seus familiares e, assim, ficarem tranquilos para aproveitar da melhor maneira possível o conteúdo e as oportunidades do evento.
“Escolhemos Gramado por conta de sua infraestrutura para eventos e também pelas atrações turísticas para as famílias dos participantes. Desde a chegada em Porto Alegre, os participantes terão toda a logística preparada pela organização e, deste modo, poderão ter foco nas palestras e nos negócios”, explicou o diretor-executivo da ABCS, Fabiano Coser.
FAO e OIE promovem encontro no SNDS
Nos dois primeiros dias do encontro (29 e 30 de julho), a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) e a Oiporc (Organización Iberoamericana de Porcicultura) vão realizar um debate inédito no Brasil sobre o plano continental para erradicação da Peste Suína Clássica (PSC).
O evento, que antecede o XV SNDS, reunirá autoridades sanitárias de 22 países americanos e europeus com objetivo de definir uma estratégia comum sobre a doença no continente americano. O debate internacional será dividido em quatro sessões temáticas, além da abertura que terá a apresentação dos objetivos do encontro.
A estratégia brasileira para erradicação da PSC em território nacional, por exemplo, será apresentada pela equipe técnica do MAPA, composta pela fiscal federal agropecuária da Divisão de Sanidade dos Suídeos, Adriana Cavalcanti, e pela Coordenadora-Geral de Combate às Doenças, Denise Euclydes da Costa.
Para mais informações acesse o site: www.snds2013.com.br
Serviço:
XV Seminário Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura
e III Congresso Ibero-americano de suinocultura
Data: 31 de julho a 02 de agosto
Local: Hotel Serrano Resort – Gramado/RS