Frangos infectados com o parasita Eimeria tendem a desenvolver coccideose. Agora, a imunologista do Serviço de Investigação Agrícola (ARS), Hyun Lillehoj, em pesquisa com cientistas da Universidade Veterinária da Coreia do Sul, lança um suplemento alimentar que consegue reforçar o sistema imunológico nas aves.
Os pesquisadores anunciaram que os frangos que consumiram chá verde durante duas semanas antes de contraírem o parasita o eliminaram rapidamente. Essa descoberta pode contribuir significativamente com a prrevenção de infecções em granjas.
Os biólogos avaliam os efeitos da adição de probióticos de chá na dieta das aves. Os animais que consumiram essa ração suplementada com a substância reduziram sua produção ovocitária e aumentaram citocinas essenciais para imunização. As aves testadas também ganharam peso.
Outra descoberta, foi o benefício da ameixa em pó, que, acrescida à alimentação, estimula a produção de células e elimina corpos estranhos. Suplementos de cártamo, que são utilizados há milhares de anos por chineses, também mostraram fatores positivos às aves.
*Com informações do World Poultry