Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Genética

Completado o primeiro sequenciamento do exoma de suínos

A PIC em colaboração com a Edinburgh Genomics e com o Instituto Roslin da Universidade de Edimburgo acabam de anunciar que foram os primeiros a completar o sequenciamento do exoma de suínos

Completado o primeiro sequenciamento do exoma de suínos

A PIC – Pig Improvement Company, uma divisão da Genus plc, em colaboração com a Edinburgh Genomics e com o Instituto Roslin da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, acabam de anunciar que foram os primeiros a completar o sequenciamento do exoma de suínos. Exoma é a região cromossômica responsável pela codificação de aminoácidos (expressão dos genes). O sequenciamento do exoma é uma estratégia muito eficiente em termos de custo para sequenciar seletivamente as partes mais importantes do DNA, permitindo um progresso genômico mais rápido.

Os extensos resultados dessa pesquisa, publicados na revista BMC Genomics em julho de 2014, foram gerados a partir de um grupo alvo de 96 suínos representando a variação conhecida em uma das populações mais vendidas globalmente pela PIC para capturar o maior número possível de mutações.

O sequenciamento do exoma tem sido usado em humanos para ajudar no diagnóstico de distúrbios Mendelianos (distúrbios genéticos associados com a mutação de um único gene). A PIC usará as informações obtidas com a pesquisa, que também recebeu verba da Fundação Roslin e do Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC), para alcançar maior precisão na seleção genômica de suínos, incluindo trabalhos para reduzir a perda embrionária/fetal de porcas gestantes.

O Professor David Hume, Diretor do Instituto Roslin e co-autor do estudo, disse: “O desenvolvimento de uma plataforma genômica inovadora é um resultado muito importante dessa parceria estratégica de longo prazo entre o Instituto Roslin e a Genus. No Instituto, enxergamos muitas aplicações para essa plataforma, tanto na pesquisa biomédica quanto na reprodução animal.”

O Dr. Jonathan Lightner, Chief Scientific Officer da Genus, parabenizou o Edinburgh Genomics pelo estudo tão bem conduzido que alcançou uma cobertura estatística semelhante à observada nos kits de exoma humano disponíveis comercialmente. Ele completou que “a PIC continuará investindo em parcerias com instituições renomadas internacionalmente para desenvolver a próxima geração de tecnologias que conduzam a um progresso genético mais acelerado. Nos comprometemos a usar essas tecnologias para fornecer os melhores produtos a nossos clientes.”

Para ler o trabalho referente à pesquisa acesse: http://www.biomedcentral.com/1471-2164/15/550/abstract