Redação (22/06/07) – O objetivo é treinar os profissionais da área de reprodução animal em técnicas avançadas de biologia molecular com potencial de aplicação, como por exemplo: extração de DNA de sangue, sêmen, embriões, tecidos e células; identificação do sexo em embriões; e engenharia genética aplicada à transgenia animal; entre muitas outras.
O curso, que vai contar com no máximo 12 alunos, é dirigido a profissionais formados ou que estejam cursando o último semestre do curso de medicina veterinária, ciências biológicas e outras áreas afins. A metodologia será baseada em aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais e aulas práticas em laboratório.
A equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu várias tecnologias de ponta que já estão sendo utilizadas pelo setor produtivo, como a fecundação in vitro e a clonagem de bovinos. Em relação a essa última área, é bom lembrar que a Unidade da Embrapa acumula resultados positivos e inéditos para a pecuária brasileira, como o nascimento do primeiro clone bovino da América Latina: “Vitória da Embrapa”, em 2001; e do primeiro clone desenvolvido a partir de células de um animal morto: a fêmea bovina “Lenda da Embrapa”, em 2003. Ambas estão muito saudáveis, já são mães e mostraram excelente habilidade materna e potencial reprodutivo.
Em 2005, outros dois clones bovinos foram desenvolvidos: “Porã” e “Potira”, dessa vez com um propósito diferente: auxiliar na preservação da raça Junqueira, em alto risco de extinção no Brasil, com menos de 100 animais em todo o país .
As inscrições se encerram no dia 30 de junho.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (61) 3448-4660, fax: (61) 3340-3624 ou ainda pelo e-mail: [email protected].
A programação completa do curso pode ser acessada no endereço: www.cenargen.embrapa.br/cursos.