Redação (15/03/07) – As aflatoxinas são metabólicos produzidos por A flavus, A parasiticus e Penicillium puberulum, sendo que os principais são B1, B2, G1, e G2. Estas substâncias se distinguem por sua cor fluorescente na luz ultravioleta, azul e verde respectivamente. A aflatoxina B1 é produzida predominantemente sendo a mais tóxica sob o ponto de vista de hepatotoxidade e carcinogênica.
A absorção das micotoxinas ocorre no trato gastrointestinal, chegando no primeiro dia no fígado, nos órgãos reprodutores e nos rins, aonde ocorre uma elevada concentração dessa toxina. Sete dias após a toxina é recuperada no excremento o que põe em evidência sua escassa eliminação. As toxinas difundem por todos os tecidos indicando rápida absorção mas lenta eliminação. O fígado é o órgão mais lesado resultando numa série de danos ao metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídeos.
Os principais sinais clínicos e alterações patológicas observadas nas aves com aflatoxicose são anorexia, redução do ganho de peso e da produção de ovos, embriotoxicidade, acentuada lesão hepática, hemorragias, principalmente nos músculos do peito e coxa. A imunossupressão é apresentada como um sintoma subclínico com baixos níveis de toxina. Nos casos crônicos, os efeitos observados são de acentuada redução na produtividade, caracterizada pela diminuição da velocidade de crescimento e da eficiência alimentar, provocadas pela redução do metabolismo protéico e lipídico, levando a uma produção de ovos de má qualidade e uma diminuição da produção.
Do ponto de vista econômico as intoxicações subclínicas causadas por baixos níveis de toxina são importantes por causarem atrofia de órgãos linfóides, interferindo na resposta imune, tornando as aves susceptíveis às doenças infecciosas e parasitárias e fazendo com que não respondam bem à vacinação.
Em aves de postura por ser hepatotóxica ocorre um declínio na produção por redução na síntese e transporte de precursores da "gema", diminuindo no tamanho da qualidade interna do ovo. A síntese lipídica nas aves ocorre no fígado, estando lesado. Os prejuízos se refletem na menor produção folicular, menor tamanho da gema. A clara é composta basicamente de albumina que é sintetizada no fígado, portanto ocorre diminuição na deposição de clara.
Entenda o papel das aflatoxinas na avicultura de postura e sua influência nos resultados econômicos
<p>Confira o artigo do Dr.Gonçalo Palone - Zootecnista, Universidade Uniquímica de Negócios.</p>