Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Lanagro (MG) recebe acreditação do Inmetro

A Rede Oficial de Laboratórios Agropecuários (Lanagros) vão realizar ensaios na Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos.

O constante trabalho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na melhoria da qualidade dos serviços da Rede Oficial de Laboratórios Agropecuários (Lanagros) teve sua competência técnica oficialmente reconhecida para realizar ensaios na Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos. A unidade da Rede em Pedro Leopoldo/MG recebeu acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), após dois anos de trabalho e avaliações.

De acordo com o Chefe do Serviço de Auditoria e Credenciamento da Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL), Ernesto Viegas, essa certificação significa que o Lanagro-MG atende aos requisitos internacionais de gestão da qualidade laboratorial para o escopo acreditado. Tal ação é fundamental para criar as condições de confiança mútua, facilitando a circulação e a aceitação de serviços e de produtos nos mercados nacional e internacional. “Esta conquista é de extrema importância para a área de laboratórios do Mapa e representa um marco na área de defesa agropecuária”, destaca.

Influência no comércio exterior – Segundo o responsável pela Área de Resíduos e Contaminantes em Alimentos da CGAL, Ângelo de Queiroz, a acreditação influi no enfraquecimento das barreiras não tarifárias às exportações, muitas vezes focadas nos processos metrológicos. “O requisito básico exigido pelas autoridades sanitárias internacionais, no que diz respeito ao funcionamento destes laboratórios, é a implantação efetiva dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo a norma NBR ISO/IEC 17025”, explica. Esta exigência pode ser verificada, por exemplo, nos relatórios das missões sanitárias européias vindas ao Brasil nos últimos cinco anos.

A CGAL vem, desde 2006, empreendendo esforços para implantar o SGQ em todos os Lanagros. Esse processo demandado investimentos em pessoal e infraestrutura e atende a política de desenvolvimento da metrologia nas áreas da agropecuária e segurança dos alimentos promovida pelo Ministério da Agricultura, tendo em vista a organização da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Dessa forma, o Mapa já iniciou o processo de certificação de todas as demais unidades do Lanagro, localizadas em Goiás, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.

*Com informações do MAPA.