A Associação Brasileira de Produtores de Sementes (Abrasem) lançou a campanha nacional ‘Plante Refúgio’ e divulgou projeções que apontam para um aumento da área com milho transgênico, com base em sementes já vendidas. A safra verão 09/10 terá 40% de milho transgênico, um crescimento expressivo em relação à safrinha 2009, com 12% de milho Bt, e também em comparação à safra verão 08/09, com apenas 5% de OGM.
O uso de milho Bt já chega a 65% nas lavouras de produtores mais tecnificados no País. A evolução da área com OGM é expressiva. De acordo com a Abrasem, o uso de sementes transgênicas só não foi maior ainda em virtude da perspectiva de redução de 25% da área comparada ao verão de 2008 e menor investimento em tecnologia, pois o mercado de milho está desvalorizado.
A expectativa é que a situação seja melhor no próximo ano. A previsão para a safrinha de inverno em 2010 é de que mais da metade da área será com milho transgênico. O Brasil vive a terceira safra após a introdução do milho transgênico. Já foram cinco aprovações de milho transgênico. No mercado, já foram lançados comercialmente três eventos Bt.