Foi assinado um programa de 5 anos de pesquisa conjunta entre o Instituto Pirbright no Reino Unido e instituições acadêmicas chinesas. O acordo visa fortalecer a parceria entre as duas nações e seu trabalho para lidar com uma série de doenças aviárias. Ele se baseia na pesquisa do UK-China Centre of Excellence for Research on Avian Diseases (CERAD), que foi estabelecido pelo The Pirbright Institute em 2015.
O CERAD reuniu a Academia de Ciências Animais e Medicina Veterinária de Shandong Binzhou e outras instituições acadêmicas chinesas para se concentrar na pesquisa sobre doenças aviárias. Essa colaboração de sete anos financiada pela Newton produziu uma extensa pesquisa sobre diferentes aspectos das doenças aviárias, levando a publicações científicas, ao desenvolvimento de vacinas e testes de diagnóstico, reuniões internacionais e treinamento em pesquisa de doenças avícolas para estudantes e cientistas pós-doutorados.
Abordagens inovadoras em saúde aviária
Dando boas-vindas ao novo acordo, o diretor do Instituto Pirbright, Professor Bryan Charleston, disse: “Este acordo reúne Pirbright, Shandong e 10 instituições acadêmicas chinesas, reforçando o compromisso do CERAD com abordagens inovadoras em saúde aviária, usando tecnologias emergentes como genômica, IA e biologia de células únicas para melhorar as capacidades de saúde animal.”
O professor Bing Zhang, diretor da Academia de Ciência Animal e Medicina Veterinária de Shandong, acrescentou: “Este acordo expandirá os membros da cooperação para 8 províncias na China, cobrindo as principais áreas de produção avícola na China, o que é de grande importância na promoção abrangente da pesquisa e controle de doenças aviárias na China e no Reino Unido. Ele estabelecerá uma base sólida para promovermos o layout internacional e o desenvolvimento global da prevenção e controle de doenças aviárias.”
Financiamento
O pesquisador da Pirbright, Professor Venugopal Nair, disse que garantir financiamento conjunto para doenças aviárias de agências de financiamento nacionais e internacionais seria uma das principais prioridades do CERAD.
“Ao aumentar a conectividade entre instituições acadêmicas do Reino Unido e da China, o CERAD enfatizará a capacitação e a transferência de conhecimento por meio de visitas de intercâmbio, programas de treinamento, conferências científicas e por meio do desenvolvimento de recursos educacionais”, acrescentou.
Fonte e tradução: Poultry World