Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Parlamento europeu vota contra animais clonados

<p>O uso dessa nova "variedade" de animais na alimentação humana está proibido. A medida inclui embargo a importação de produtos de animais clonados e seus descendentes.</p>

Redação (04/09/2008)- Por 622 votos a favor, 32 contra e 25 abstenções, a lei que proibe o uso de animais clonados para fins alimentares foi aprovada pelo parlamento da União Européia.

As proibições listadas pela assembléia são: Clonar animais, criar animais clonados ou de seus descendentes, colocar no mercado produtos provenientes de animais clonados ou seus descendentes, importação de animais clonados ou de seus descendentes e a utilização de sêmen ou embriões de animais clonados ou seus descendentes.

Segundo o parlamento inglês e alguns especialistas europeus (inclusos os da European Food Safety Authority e European Group on Ethics), os animais clonados ainda enfrentam problemas de saúde superiores, quando comparados aos animais convencionais, além de sua taxa de mortalidade ser maior. Os deputados afirmam também que a clonagem iria reduzir significativamente a diversidade genética na população animal, aumentando a possibilidade de rebanhos inteiros serem dizimados por doenças às quais são suscetíveis.

Além disso, o Parlamento Europeu receia que a utilização das técnicas de clonagem iria prejudicar a imagem do modelo europeu de agricultura, que se baseia na qualidade dos produtos, a favor do ambiente e de respeito pelas regras rigorosas de bem-estar animal.