Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Pesquisa mostra efeito mistura orgânica sobre carne de frango

<p>Grupo de pesquisadores dos EUA estuda utilizar orgânicos contra bactérias na carne de frango.</p>

Uma mistura de ácidos orgânicos e extratos vegetais é eficiente para reduzir bactérias patogênicas da carne de frango. A irradiação desses produtos inibe a ação dos agentes, revelou uma pesquisa da Universidade de Arkansas.

Os pesquisadores da Liga de Segurança Alimentar da Divisão de Agricultura da Universidade de Arkansas descobriu que eles poderiam reduzir fortementes as bactérias H7, listeria monocitogenes e salmonela em peitos de frango aplicando a combinação de ácidos orgânicos na carne.

Os experimentos foram realizados com extrato de chá verde e sementes de uva.

Os ácidos orgânicos são eficazes com a salmonela typhimurim e monocitogênios. Com a irradiação, os resultados foram significativos em todos os agentes patogênicos. “Queremos chegar há um menor número de extratos vegetais e irradiação para obter o melhor efeito inibitório”, disse Navam Hettiarachchy, que supervisionou o projeto.

Os pesquisadores também utilizaram extratos vegetais para antioxidação. A oxidação lipidíca é um processo que afeta negativamente as características da carne, incluindo seu aroma, cor e textura. O grupo de pesquisa de Hettiarachchy testou a irradiação na carne de frango e não encontrou nenhuma alteração.

“Estou esperançoso quanto à aceitação pública sobre o processo de irradiação na carne das aves. Acredito que eles entenderão que esse processo livra o alimento de bactérias patogênicas”, explica. “Uma das metas do projeto é incentivar o conhecimento do consumidor sobre testes de irradiação”.

* Com informações do World Poultry