Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisador americano em genética de aves faz palestra na UEL

<p>Segundo o professor, a genética da ave (frango ou peru) é responsável pela coloração da carne ofertada no mercado, que varia do branco ao avermelhado.</p>

Redação AI (06/10/06)- O professor Gale M. Strasburg, chefe do Department of Food Science and Human Nutrition, da Michigan State University, vai falar sobre a influência da genética das aves na qualidade da carne ofertada ao consumidor, em seminário para professores e estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e para profissionais de diversas empresas da região de Londrina. A palestra será nesta sexta-feira (6), às 9 horas, na sala 817, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus Universitário.

Segundo o professor Strasburg, a genética da ave (frango ou peru) é responsável pela coloração da carne ofertada no mercado, que varia do branco ao avermelhado. Quanto mais branca a carne do peito de frango, por exemplo, pior é a qualidade, uma vez que as proteínas não conseguem segurar a água que se acumula na embalagem, deixando o alimento mais seco e cheio de fibras.

Se essa carne for utilizada para produzir presunto ou outro tipo de embutido, o produto também ficará mais seco e apresentará separações como se fossem rachaduras. Quando a carne se apresenta mais avermelhada significa que a proteína retém melhor a água, o que garante mais qualidade e sabor, explica.

Segundo o professor Massami Shimokomaki, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UEL, esse tema é de grande importância para a região, já que o Paraná é o maior produtor de frango do País. A UEL mantém convênio de intercâmbio de estudantes e professores com a Michigan State University. O professor Strasburg, reconhecido cientista internacional da área de genética de aves, vem colaborar com suas pesquisas, na formação de nossos estudantes.