Redação SI (23/05/06)- A Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fechou parceria de conhecimento com a Genética TOPIGS. A TOPIGS disponibilizará animais (fêmeas e machos) para a granja de estudo da Faculdade de Veterinária (FAVET).
O professor Dr. Fernando Bortolozzo entende que há vantagens para ambas as partes: o conhecimento sobre a genética TOPIGS será proporcionado aos estudantes e pós-graduandos do Setor de Suínos, enquanto que a TOPIGS contará que os egressos na Faculdade, especializados em suínos, tenham contato com a genética, suas peculiaridades e diferenciais durante o seu período de aprendizado. Por enquanto nós só podemos falar sobre o tamanho das leitegadas dos primeiros partos das 10 leitoas alojadas e, o primeiro número que estamos discutindo é o grande número médio de leitões nascidos no parto das leitoas. Além da grande docilidade e facilidade de manejo com os animais, há também uma rápida resposta a indução ao primeiro estro destas 10 leitoas: todas apresentaram o primeiro estro até 10 dias após a chegada à granja declara Bortolozzo.
FAVET-UFRGS
Localizada no campus de Porto Alegre, RS, a Faculdade de Veterinária da UFRGS possui uma linha ativa de pesquisa e extensão na área de Produção, Manejo, Reprodução e Sanidade Suína. O Setor de Suínos conta com uma equipe multidepartamental de professores e mantém um fluxo contínuo de alunos de graduação, pós-graduação, aperfeiçoamento e estagiários. Em mais de uma década de trabalho, a equipe do Setor de Suínos promoveu a defesa de dezenas de dissertações e teses, artigos científicos publicados em revistas indexadas, escreveu livros, e apresentou mais de uma centena de trabalhos em congressos nacionais e eventos internacionais.