A poucas semanas do início da colheita de soja no Paraná, os produtores da região podem esperar uma estabilidade na produtividade, mesmo diante das condições climáticas adversas. A expectativa é que a média alcance 69 sacas por hectare, um número próximo ao registrado nas três últimas safras. A área plantada para a safra 2023/24 no estado é de 117,6 mil hectares, mantendo-se praticamente inalterada em relação ao período anterior, que foi de 117,5 mil hectares.
De acordo com André Pavlak, coordenador de Assistência Técnica Agrícola na cooperativa Frísia, o excesso de chuvas causou atrasos no plantio da soja. No entanto, ele destaca que, de maneira geral, a cultura está se desenvolvendo dentro da normalidade.
- Siga a Avesui nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Pavlak, em um comunicado à imprensa, menciona o contexto da safra anterior, 2022/23, que foi positiva em termos de produtividade, mas enfrentou desafios na comercialização, com expectativas elevadas que não se concretizaram completamente. Quanto à safra atual, ele aponta a necessidade de atenção aos detalhes produtivos para entender o cenário futuro, mas ressalta, de maneira geral, uma perspectiva positiva.
No mesmo comunicado, o coordenador destaca a importância de os produtores exercerem cautela em relação aos custos e os orienta a realizar o travamento consciente dos mesmos, evitando riscos desnecessários na comercialização futura.