Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Grãos

Chuvas no RS impactam safra de grãos 2023/2024, estima Conab

Chuvas no RS impactam safra de grãos 2023/2024, estima Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, destacando que as fortes chuvas no Rio Grande do Sul podem impactar significativamente a produção.

A estimativa geral de produção de grãos é de 295,45 milhões de toneladas, mas as condições climáticas adversas no estado gaúcho trazem incertezas.

A produção de arroz, estimada em 10,495 milhões de toneladas, deve sofrer perdas no Rio Grande do Sul, principal produtor do grão no país.

Aproximadamente 8% da área cultivada no estado registrará perdas devido às chuvas intensas. A colheita em outros estados, porém, avança com estabilidade climática, com 80,7% da área semeada já colhida até o dia 5 deste mês.

Soja

Para a soja, a produção foi ajustada para 147,68 milhões de toneladas, uma redução de 4,5% em relação à safra anterior. A área total cultivada aumentou para 45,7 milhões de hectares, mas a produtividade foi afetada pelas condições climáticas adversas. As chuvas no Rio Grande do Sul foram um fator determinante para essa redução.

Milho

A produção de milho está estimada em 111,64 milhões de toneladas, uma redução de 15,4% em comparação à temporada passada. A primeira safra do cereal teve produtividades inferiores devido a condições climáticas desfavoráveis, e a segunda safra apresenta variações regionais, com boas condições em Mato Grosso, mas estresse hídrico em outras áreas.

A segunda safra de feijão está se desenvolvendo bem, com uma produção nacional prevista de 3,32 milhões de toneladas, um aumento de 9,5% em relação à safra anterior. No Paraná e Minas Gerais, as condições climáticas estão beneficiando as lavouras.

A área cultivada de algodão deve crescer 16,7%, com uma produção prevista de 3,64 milhões de toneladas. A semeadura de trigo já começou no Centro-Oeste, Sudeste e Paraná, mas no Rio Grande do Sul, o plantio poderá atrasar devido aos altos índices pluviométricos.

A Conab também ajustou o quadro de suprimento de arroz, com um consumo estimado em 11 milhões de toneladas na safra 2023/24.

As importações foram aumentadas para 2,2 milhões de toneladas, enquanto as exportações devem atingir 1,2 milhão de toneladas. As estimativas para soja indicam exportações de 92,5 milhões de toneladas, mas podem ser revisadas conforme os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul forem melhor avaliados.

Fonte: Conab