Os preços da soja apresentam uma tendência de queda no mercado brasileiro neste início de dezembro, revelam pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Diversos fatores contribuem para esse cenário, incluindo desvalorizações externas e cambiais que afastaram demandantes do mercado spot nacional. Além disso, a pressão sobre os preços também é influenciada positivamente pela melhoria nas condições climáticas em grande parte das regiões produtoras de soja no país.
Os pesquisadores do Cepea destacam que as recentes chuvas no Cerrado brasileiro trouxeram alívio aos produtores, incentivando a intensificação dos trabalhos de semeadura para a safra 2023/24. Na região Sul do Brasil, onde predominou um período com menor volume de chuvas, observou-se um avanço significativo nas atividades de campo.
- 📱Quer receber notícias no seu celular? Entre para nossas listas de transmissão do WhatsApp!
Apesar da intensificação das atividades na última semana, é importante ressaltar que a semeadura da oleaginosa no Brasil ainda está atrasada em comparação com a temporada anterior. Contudo, a melhoria nas condições climáticas proporciona um ambiente mais propício para os trabalhos no campo.
A desvalorização externa e cambial, aliada à oferta ampliada pela intensificação dos plantios, contribuíram para a queda nos preços da soja. Essa dinâmica reflete o delicado equilíbrio entre oferta e demanda, com uma oferta potencialmente crescente e uma demanda menos aquecida no mercado spot nacional.
A equipe do Cepea continuará monitorando de perto as condições climáticas, os avanços na semeadura e os movimentos do mercado para fornecer informações atualizadas e análises relevantes aos participantes do setor agrícola.