De acordo com os levantamentos realizados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), os preços internos da soja tiveram oscilações acentuadas ao longo da última semana, predominantemente marcadas por movimentos de baixa. Pesquisadores do Cepea destacam que os dias de alta foram impulsionados pelo ritmo acelerado de exportação da oleaginosa e pela baixa produtividade das primeiras lavouras colhidas no país. Por outro lado, as quedas nos preços foram atribuídas a dados indicando uma maior disponibilidade de soja no Mercosul e à demanda doméstica enfraquecida.
- Clique aqui e garanta já a sua inscrição para a AveSui com desconto especial. O primeiro lote encerra em 30 de janeiro, não perca!
Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), na parcial de janeiro até o dia 19, foram exportadas dos portos brasileiros 1,95 milhão de toneladas de soja. Esse volume já supera em 132,7% a quantidade escoada durante todo o mês de janeiro de 2023. A retração por parte dos sojicultores também é influenciada pela incerteza em relação à produção nacional. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até 20 de janeiro, a colheita atingiu 4,7%, um aumento em relação aos 2% registrados no mesmo período do ano anterior.