Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

GRÃOS

Produção recorde de milho em 2023 pressiona valores, aponta Cepea

Mercado do milho em 2023 foi caracterizado por uma dinâmica complexa, refletindo a interação entre fatores como as condições climáticas

Produção recorde de milho em 2023 pressiona valores, aponta Cepea

Os preços do milho começaram o ano de 2023 em patamares firmes, impulsionados pelo menor estoque de passagem e por preocupações climáticas no Sul do país, que já estavam afetando a primeira safra do cereal. Apesar de um cultivo mais tardio na segunda safra, os pesquisadores do Cepea apontam que as condições climáticas favoreceram o desenvolvimento das lavouras, resultando em uma oferta recorde ao longo do ano-safra.

De abril a junho, conforme indicado por levantamentos do Cepea, os preços do milho registraram uma significativa queda. No trimestre seguinte, entretanto, os valores se mantiveram estáveis. Foi somente a partir de setembro, com o ritmo acelerado das exportações e a preocupação crescente com a safra de 2024, que os preços do milho apresentaram reações positivas, recuperando parte das perdas acumuladas ao longo do ano.

O mercado do milho em 2023 foi caracterizado por uma dinâmica complexa, refletindo a interação entre fatores como as condições climáticas, o ritmo das exportações e as perspectivas para o próximo ciclo de cultivo.