Redação (19/07/06) – Cerca de 80% da área de 65 mil hectares já foi colhida e a produtividade superou as expectativas dos produtores. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Nelson Picoli, estão sendo colhidas, em média, 80 sacas por hectare, números que são superados em algumas propriedades, em que o rendimento chega a 105 sacas.
Um dos fatores foi a boa distribuição das chuvas que favoreceram a formação dos grãos, destacou. Os resultados motivam os agricultores sorrisenses, já que o município registrou uma queda de aproximadamente 50% na área plantada, em relação a safra passada, de acordo com a Empaer – Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural. Em 2005 a área plantada chegou a 120 mil hectares.
Em outros municípios a colheita também está na reta final. Em Lucas do Rio Verde, campeão brasileiro na produção do grão, com uma área plantada de 100 mil hectares, a colheita também deve encerrar até setembro. A média colhida é de 60 a 65 sacas por hectare.
Mas o município também teve redução em sua área plantada de aproximadamente 35%. O preço foi um dos principais fatores que desmotivaram o setor. Alguns produtores optaram pelo cultivo do milheto, como cobertura de solo no período de entresafra, já que parte da planta também é aproveitada como complemento de ração em algumas propriedades.