As ações na área de defesa vegetal para a região Norte, no período 2009/2010, foram definidas por técnicos do Mapa e de órgãos estaduais de defesa agropecuária. Entre as medidas a serem adotadas estão elaboração de Manual Técnico de Procedimentos para realização de auditorias e supervisões, cursos de capacitação de fiscais federais agropecuários para atuação em regiões de fronteira e criação do banco de dados de requisitos fitossanitários de países importadores.
De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal, da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), Odilson Ribeiro e Silva, essas estratégias são destinadas à região Norte, que foi a principal porta de entrada de pragas quarentenárias no País, nos últimos anos. “O objetivo é melhorar as condições fitossanitárias da região, ao identificar os principais problemas e minimizá-los, bem como dificultar a entrada dessas pragas no Brasil”, explicou.
Ribeiro destacou, ainda, a necessidade de preparar planos de contingência, definir metodologias para amostragem, inspeção e coleta de amostras para análises laboratoriais e normatizar procedimentos de fiscalização do trânsito interestadual de vegetais, por meio da elaboração de Manual de Fiscalização. “Além de recursos da SDA, vamos pedir apoio parlamentar”, informou.