O plantio de soja da safra 2015/16 do Paraná, segundo principal Estado produtor do país, chegou à metade da área prevista, bem adiantado ante o mesmo estágio da temporada passada, disse nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo estadual.
O plantio da oleaginosa alcançou esta semana 51 por cento da área, ante 36 por cento na semana passada e 38 por cento um ano atrás.
No oeste do Paraná, na região de Toledo, por exemplo, 100 por cento das lavouras já estão semeadas e metade delas já se encontram na fase de desenvolvimento vegetativo.
Em Campo Mourão, sede da Coamo, maior cooperativa agrícola do país, 75 por cento das lavouras já estão semeadas.
“As operações de plantio, principalmente de soja, vêm sendo executadas normalmente com grande intensidade, em função das boas condições para o desenvolvimento da prática, que aliás encontra-se bem adiantada, em função do seu início este ano, que foi antecipado”, disseram técnicos do Deral de Campo Mourão em um relatório nesta terça.
O Paraná foi beneficado por chuvas abundantes no início da atual temporada 2015/16.
Segundo o serviço Agricultura Weather Dashboard, da Thomson Reuters, o tempo ficou majoritariamente seco no Paraná nos últimos sete dias, o que favorece o trabalho das máquinas nas lavouras.