Redação (01/02/07)– Os preços do milho, que subiram mais de 80% nos últimos 12 meses, deverão ultrapassar US$ 5 o bushel nos Estados Unidos pela primeira vez em uma década, uma vez que a demanda da parte dos produtores de etanol está reduzindo os estoques, segundo informações da Archer Daniels Midland Co.(ADM), a maior fabricante de álcool dos EUA às agências internacionais.
“O preço do milho tem o potencial de disparar para um nível muito superior”, disse Richard Mayhew, diretor internacional de contratos futuros de grãos da ADM “Ele pode subir facilmente para níveis próximos a US$ 5 o bushel”, disse ele ontem em uma conferência sobre combustíveis em Londres.
O presidente dos Estados Unidos, George Bush, propôs na semana passada que os EUA aumentassem seu consumo de etanol e diminuíssem o uso da gasolina. A produção de etanol a partir do milho está crescendo 33% ao ano nos Estados Unidos, segundo o Noble Group. O setor de etanol puxou uma alta de 84% nos preços do milho no último período de 12 meses, segundo a ADM.