Agricultores do oeste do Paraná anteciparam a compra dos insumos para o plantio da safra de verão. Muitos aproveitaram uma promoção da cooperativa para garantir um preço melhor.
Em uma cooperativa, 90% dos produtores já compraram os insumos para a safra de verão. Os produtores tiveram desconto entre maio e junho, quando a semente de milho ficou 10% mais barata e a de soja, 2%. Para a safra de verão, 92 mil toneladas de fertilizantes já foram comercializadas, venda 30% maior que a do ano passado. “Quem não comprou na campanha, se vier comprar agora, o fertilizante já subiu em torno de 9%”, explica Sérgio Dalla Costa, gerente de vendas.
Herlon Zardo optou por uma estratégia diferente. Ele tem 25 mil sacas de soja de safras passadas guardadas em um silo e quer usar parte dessa produção para comprar os insumos da safra de verão.
O agricultor conta que não tem pressa, e diz que, com essa reserva, espera conseguir preços e negociações ainda melhores. “Você ajeita e negocia porque para a empresa também é interessante manter o cliente fiel”, diz.