Redação (19/12/2008)- O plantio da safra de soja está praticamente encerrado na maior parte dos estados do Centro-Sul do país. Já os produtores do eixo Norte-Nordeste ainda têm mais trabalho pela frente. No geral, de acordo com os dados do nono levantamento de plantio da AgRural, os produtores brasileiros já plantaram 97% da estimativa de área para essa temporada (22 milhões de hectares). Nessa mesma época do ano passado, a semeadura alcançava 98% da área.
No Sul, a principal exceção no ritmo de plantio é Santa Catarina. Apesar do bom avanço registrado na semana encerrada em 18 de dezembro, a semeadura no estado ainda não chegou a 90% da área.
Já os produtores gaúchos estão na reta final do plantio. Como a seca castigou algumas lavouras do estado, alguns produtores terão que fazer replantio. Mas como são poucos os que se encontram nessa situação, é provável que até no próximo domingo os trabalhos se encerrem por lá. Mesmo com a falta de chuvas no estado, há quem diga que a germinação das sementes é uma das melhores já registradas no estado.
Em São Paulo, o plantio também está praticamente finalizado. A preocupação fica conta dos produtores do norte do estado, que temem registrar perdas por causa da seca que também afetou a região.
As chuvas que caem em Minas Gerais não afetaram o plantio porque estão concentradas ao sul e na Zona da Mata do estado, áreas mais dedicadas ao café. Com isso, o plantio de soja também está bem perto do fim.
O mesmo vale para Goiás. Até o final da semana o plantio goiano chega ao fim. O destaque vai para as boas condições das lavouras e a regularidade nas chuvas.
Na Bahia, o plantio só não terminou porque as principais regiões produtoras vêm sendo atingidas por chuvas fortes e constantes.
Na região do Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins), a semana foi boa para o plantio devido à regularidade nas precipitações. Mesmo assim, os trabalhos de campo estão atrasados na comparação com o ano passado. No Maranhão existe uma região, próxima a São Luís, onde o plantio só começa a partir de janeiro. É uma área pequena, onde o plantio vai acabar mais tarde. As informações são da assessoria de imprensa da AgRural.